Implantação da farmácia clínica no Hospital Municipal Eliane Martins (MG): superando desafios em meio à Pandemia de Covid-19

Leitura: < 1 minuto
Em agosto de 2020, durante o aumento de casos de Covid-19, o Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), em Ipatinga (MG), implantou um serviço de Farmácia Clínica. O HMEM, um hospital geral com 170 leitos e 28 leitos de UTI Adulto, destaca-se na atenção hospitalar e de urgência na microrregião Leste de Minas Gerais. A Farmácia Clínica foi integrada para minimizar erros de medicação na UTI, um setor crítico devido à polifarmácia e ao uso de medicamentos de alto risco. O farmacêutico clínico passou a participar ativamente das visitas diárias à UTI, oferecendo suporte e monitoramento da farmacoterapia.
O objetivo do serviço foi otimizar o uso de medicamentos, melhorar a saúde dos pacientes e prevenir doenças. Esta prática do dia descreve a implantação e evolução da Farmácia Clínica no HMEM de agosto de 2020 a dezembro de 2023, detalhando o papel do farmacêutico clínico na equipe multidisciplinar e sua contribuição para a segurança e eficácia da terapia medicamentosa.
Confira aqui na íntegra.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também