Grupo de Auriculoterapia: projeto focaliza o cuidado da saúde mental em unidade da Atenção Primária à Saúde

Leitura: < 1 minuto

O projeto destacado na seção Prática do Dia focaliza os benefícios da auriculoterapia, prática integrativa e complementar de saúde (PICS) reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e incorporada à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS (PNPIC).  A prática, que utiliza estímulos em pontos específicos da orelha para ajudar no equilíbrio das funções físicas e mentais, é ofertada àqueles que sofrem de ansiedade, depressão, dores crônicas e tantas outras demandas que impactam a saúde mental, em uma unidade de atenção primária de Mogi das Cruzes (SP).

O Grupo de Auriculoterapia resulta da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal de Santa Catarina, que capacitou profissionais de saúde do SUS na temática. O projeto oferece um cuidado abrangente aos participantes, incentivando a socialização e o protagonismo dos usuários em seu próprio processo de cuidado.

Além da aplicação dos pontos auriculares, conforme as necessidades individuais, os participantes recebem atualizações, praticam meditação, aprendem técnicas de educação psicológica e comportamental. O trabalho acontece em encontros semanais de 90 minutos.

Confira os resultados e saiba mais aqui.

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também