Dia Mundial da Saúde 2025: inícios saudáveis, futuros esperançosos

A data dá início à campanha que incentiva os governos e a comunidade da saúde a cuidarem da saúde de mães e bebês

O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril de 2025, dará início a uma campanha de um ano sobre saúde materna e neonatal. A campanha, intitulada Inícios saudáveis, futuros esperançosos, instará os governos e a comunidade da saúde a intensificar seus esforços para acabar com as mortes maternas e neonatais e priorizar a saúde e o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Além disso, a OMS e seus parceiros compartilharão informações úteis para apoiar gestações e partos saudáveis, bem como melhor saúde pós-natal.

Em junho de 2024, o Diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Dr. Jarbas Barbosa Jr., fez um chamado urgente à ação para reduzir a mortalidade materna nas Américas. Em 2020, a América Latina e o Caribe registraram uma morte materna a cada hora, revertendo duas décadas de progresso dos indicadores de saúde materna na região.

Ajudar toda mulher e todo bebê a sobreviver e se desenvolver

Essa é uma tarefa essencial. Com base nas estimativas publicadas atualmente, cerca de 300 mil mulheres a cada ano perdem a vida por causas relacionadas à gravidez ou ao parto; mais de 2 milhões de bebês morrem no primeiro mês de vida e milhões nascem mortos. Isso equivale a, aproximadamente, 1 morte evitável a cada 7 segundos.

Com base nas tendências atuais, assusta que 4 em cada 5 países não estão no caminho certo para atingir as metas globais de melhoria da sobrevivência materna até 2030.

Escutar as mulheres e apoiar as famílias

Mulheres e famílias em todos os lugares precisam de cuidados de alta qualidade, que as apoiem física e emocionalmente, antes, durante e depois do parto.

Os sistemas de saúde devem evoluir para gerenciar os diversos problemas de saúde que afetam a saúde materna e do recém-nascido. Esses problemas incluem não apenas complicações obstétricas diretas, mas também problemas de saúde mental, doenças não transmissíveis e planejamento familiar.

 

Metas da campanha

Aumentar a conscientização: sobre as lacunas na sobrevivência materna e do recém-nascido e a necessidade de priorizar o bem-estar de longo prazo das mulheres.

Investir de forma eficaz: promover investimentos eficazes que melhorem a saúde das mulheres e dos bebês.

Incentivar o apoio: incentivar a ação coletiva para apoiar os pais e os profissionais de saúde que prestam cuidados críticos.

Fornecer informações: úteis sobre saúde relacionadas à gravidez, ao parto e ao puerpério.

 

Conheça algumas histórias inspiradoras:

Making it happen – Eliminating mother to child transmission of HIV and Syphilis in Belize

Saving maternal lives in Peru’s Amazon Region

Digital Hope: How Telemedicine is Improving Quality of Care for Pregnant Women in Rural Areas of Honduras and Peru

Health volunteers and midwives in Honduras support teleconsultation to enhance access and the quality of prenatal care

 

A saúde das mães e dos recém-nascidos está na base de famílias e comunidades saudáveis, contribuindo para a garantia de um futuro esperançoso para todas as pessoas.

Matéria publicada em: Paho.org

Foto: Paho.org

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

agar.io agario https://www.symbaloo.com/mix/yohoho-io-github unblocked games 76 unblocked 76 games new unblocked games kays unblocked games retro bowl retro bowl unblocked cool math games unblocked games for school yohoho lesson guru baseball bros classroom 6x unblocked