O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) reúne, de forma virtual, nos dias 12, 13 e 14 de novembro (de terça a quinta), gestores, profissionais e trabalhadores da saúde para a 19ª Mostra Brasil, aqui tem SUS. Tradicionalmente realizada de forma presencial, durante o congresso do Conasems, a mostra teve sua dinâmica adaptada este ano, em razão das fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, estado que sediaria a 38ª edição do congresso.
O evento, que tem como objetivo valorizar e divulgar experiências de sucesso desenvolvidas pelos municípios no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), recebe o apoio da Plataforma IdeiaSUS, que entregará a cinco experiências com maior pontuação, sendo uma de cada região brasileira, o prêmio Fiocruz é SUS: direito universal à saúde, equidade e democracia.
Em sua terceira edição, a premiação da IdeiaSUS consiste na entrega de troféus e certificados e no acompanhamento das experiências pela equipe da curadoria em saúde da instituição, ao longo de 12 meses, resultando na produção de um livro e de um vídeo sobre os trabalhos selecionados. “O corpo técnico da IdeiaSUS participa da organização, da banca avaliadora e como comentaristas durante a mostra”, esclarece a trabalhadora da IdeiaSUS Claudia Beatriz Le Cocq, que faz parte da banca avaliadora da mostra junto com outros dois pesquisadores da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz.
Le Cocq realça que a parceria da Fiocruz com o Conasems, representada pela IdeiaSUS, vem sendo consolidada em vista do fortalecimento do SUS e da promoção da saúde pública no Brasil. Ela acrescenta que as práticas selecionadas são avaliadas pelos critérios de relevância, caráter inovador, aplicabilidade da experiência, resultados alcançados e apresentação oral. “Para receber o prêmio, as práticas passam por um vasto processo de avaliação. Em um primeiro estágio, são avaliadas em seu estado de origem. Classificadas, elas passam pela avaliação nacional”, detalha.
Apresentações e entrega das premiações
O prêmio da IdeiaSUS será entregue no último dia do evento (14), às 15h, em cerimônia transmitida pelo canal do Conasems no Youtube. Além dele, serão entregues premiações exclusivas do Conasems, incluindo certificados e medalhas e a produção de documentários sobre as experiências com maior pontuação, por estado da federação, que integrarão o projeto Webdoc Brasil, aqui tem SUS, e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que concederá a três experiências entre 15 selecionadas o prêmio Atenção Primária Forte: caminho para a saúde universal. E, para o Cosems que alcançar o maior número de experiências premiadas na mostra, em decorrência de sua capacidade de sensibilização e mobilização, o Conasems concederá um prêmio no valor de dez mil reais.
Já as apresentações acontecem em dois turnos, das 9h às 17h, nos dias 12 e 13 de novembro, quando elas são avaliadas pela banca examinadora. Acesse o link com a lista completa das experiências selecionadas para a mostra nacional. Vale destacar que há um limite de 500 acessos simultâneos por turno durante os dois dias.
Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)
Foto principal: Premiação da 18ª Mostra Brasil, aqui tem SUS / Conasems