A educação física contribui com a promoção da saúde mental e a prevenção do suicídio em unidade básica do SUS de Cajazeiras

Leitura: < 1 minuto

A seção Prática do Dia destaca a atuação dos profissionais de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Severina Jácome de Oliveira, em de Cajazeirinhas, zona rural da Paraíba, na atenção à saúde mental. A iniciativa nasce no contexto da campanha Setembro Amarelo de prevenção ao suicídio, no qual foram realizadas ao longo do mês ações de educação física ao ar livre, caminhadas, atividades esportivas e recreativas, palestras educativas e conversas com a população sobre estresse, depressão e outros problemas inerentes à saúde mental. Para tanto, contaram com profissionais da área de educação física, psicologia, enfermagem, odontologia e medicina.

A prática buscou verificar, principalmente, a importância da educação física na promoção da saúde mental e na prevenção ao suicídio. A proposta nasce da identificação pela equipe de saúde da necessidade da promoção da saúde mental na prevenção ao suicídio e da importância da educação física nesse contexto. No primeiro ano do trabalho, em 2022, contaram com a participação de 25 pessoas, concentradas exclusivamente na Academia de Saúde da zona rural. No ano seguinte, o evento abarcou mais de 40 pessoas, com atividades promovidas tanto na Academia de Saúde quanto nas escolas do campo.

Para sabre mais sobre essa prática, clique aqui.

 

Foto: G@udio Fotografia / Acervo: MS

 

Por Anna Luyza Albuquerque (Estágio Supervisionado)

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também