Olá,

Visitante

Sonhar Coletivo I: as experiências de economia solidária na reinvenção da vida

Youtube/IdeiaSUS Fiocruz

16 ago 2023

De 3:00 pm

Online

A Roda de Práticas “Sonhar Coletivo: as experiências de economia solidária na reinvenção da vida”, organizada pela Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (CPSMAP) da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz, com apoio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (Laps/Ensp/Fiocruz), foi promovida virtualmente, no dia 16/8, reunindo três experiências do SUS de geração de renda, pautadas nos pilares da solidariedade, autogestão e do protagonismo do sujeito em sofrimento psíquico, pressuposto fundamental da reforma psiquiátrica brasileira.

A terapeuta ocupacional Katia Liane Rodrigues apresentou o Núcleo de Oficinas e Trabalho do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, em Campinas (SP). A psicóloga Chaiane dos Santos, técnica da Rede Gerar, falou sobre este projeto de economia solidária em saúde mental do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). A também psicóloga Adriane da Silva e Luciana Nascimento, respectivamente coordenadora e oficineira da Geração POA, em Porto Alegre (RS), discorreram sobre o projeto de economia popular solidária, que faz parte da Rede de Atenção Psicossocial de Porto Alegre. Ou seja, um serviço 100% SUS, que busca promover saúde, trabalho, educação e inclusão.

Na coordenação da roda de práticas, estiveram o psiquiatra Paulo Amarante, pesquisador sênior da Fiocruz e curador da Comunidade de Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial (CPSMAP), e a psiquiatra Ana Paula Guljor, coordenadora do Laps/Ensp/Fiocruz e presidente da Associação Brasileira de Saúde Mental.  O Laps é parceiro da IdeiaSUS Fiocruz na gestão da CPSMAP.

O vídeo fica gravado no canal da IdeiaSUS no Youtube. Para assistir à live, basta clicar aqui.

ACERVO RELACIONADO

Palavras-chave

Você pode se interessar também