A Curadoria em Saúde da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e a equipe do Consultório na Rua de Santo André (SP) convidam para um debate virtual sobre o direito à maternidade de mulheres em situação de rua.
No cerne da discussão, o cuidado de mulheres gestantes vulnerabilizadas pela estrutura social, que enfrentam, em seus diferentes encontros ao longo do pré-natal, juízos que as invisibilizam e as invalidam quanto ao desejo da maternidade.
Participam: Junia Quiroga, representante auxiliar do Fundo de População das Nações Unidas no Brasil; Maria Ribeiro, professora no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP; Marcelo Pedra, pesquisador do Núcleo de Populações em Situações de Vulnerabilidade e Saúde Mental na Atenção Básica (NuPop) da Fiocruz Brasília; e Giancarlo Silkunas Vay, defensor público do estado de São Paulo e professor de Direito da Criança e do Adolescente, Criminologia e Direito Penal.
O debate é fruto do trabalho da Curadoria em Saúde, ou seja, do acompanhamento da prática do Consultório na Rua de Santo André (SP).