Paranaíta recebe equipe da IdeiaSUS Fiocruz para visita técnica sobre cooperação regional em saúde

Experiência contemplada com o Prêmio Fiocruz é SUS mantém fila de cirurgias eletivas zerada e fortalece integração entre municípios do Mato Grosso

Ana Karolina

Nos dias 4, 5 e 6 de novembro, a equipe de curadoria em saúde da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz esteve em Paranaíta (MT) para uma visita técnica marcada por troca de experiências, aprendizado e reconhecimento. O objetivo foi acompanhar de perto a experiência “O SUS acontece quando a união prospera”, vencedora do Prêmio Fiocruz é SUS na 19ª Mostra Nacional Brasil, aqui tem SUS, realizada no ano passado pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A iniciativa busca aprimorar serviços essenciais — em especial a oferta de cirurgias eletivas — a partir da cooperação entre diferentes esferas de governo. O modelo de cofinanciamento implantado pelo Programa de Cirurgias de Paranaíta mantém a fila de procedimentos eletivos zerada, evidenciando como a integração regional pode fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

Sob coordenação de Marta Gama de Magalhães, da equipe da IdeiaSUS Fiocruz, e com a participação da curadora Leila Adesse, médica e doutora em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, a visita reuniu mentores do projeto, profissionais de saúde e gestores de Mato Grosso e dos municípios de Paranaíta, Alta Floresta, Monte Verde, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Canaã do Norte, Nova Bandeirantes, Nova Canaã e Nova Guarita.

Oficina, linha do tempo e visitas de campo marcaram a agenda

O primeiro dia foi dedicado à Oficina da Curadoria da IdeiaSUS Fiocruz, onde a prática premiada foi apresentada aos participantes. Marta e Leila explicaram o papel da plataforma, o trabalho da curadoria em saúde e as contribuições da Fiocruz para o fortalecimento do SUS. Durante a atividade, os participantes reconstruíram a linha do tempo da experiência, utilizando símbolos, imagens, notícias e memórias que ajudaram a compor um grande “quebra-cabeças” da prática nos diferentes municípios envolvidos.

Nos dois dias seguintes, a equipe realizou visitas a serviços de saúde em Paranaíta, Apiacás e Alta Floresta. Os encontros incluíram diálogos sobre a readequação do fluxo de encaminhamentos para cirurgias eletivas e a necessidade de reforço na formação em serviço das equipes locais. “Em todas as atividades da visita técnica, foi enfatizado o processo de regionalização cooperativa existente na região, no qual os entes são autônomos e interdependentes, com responsabilidades compartilhadas e construção coletiva da rede de saúde”, destacou Marta.

Assista no canal da IdeiaSUS no Youtube o episódio de Vozes da Saúde que apresenta esta potente experiência do SUS.

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

 

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io