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Introduction of Homeopathy in Medical Education: Teaching Experience in a Pediatric Academic League
Brunna Amorin
dravilahomeopatia@gmail.com
Brazil
Introdução da Homeopatia na Educação Médica: Experiência de Ensino em uma Liga Acadêmica de Pediatria
Descrição

A atividade ocorreu no Centro Universitário Multivix Vitória, no contexto da Liga Acadêmica de Pediatria, composta por estudantes de medicina de diversos anos acadêmicos. As reuniões da Liga são extracurriculares e têm como objetivo explorar e aprofundar temas não abordados no currículo formal. A pedido dos estudantes, foi realizada uma palestra sobre o tema “Aplicações da Homeopatia na Prática Pediátrica”, apresentada pela professora Brunna Vila, pediatra e especialista em pediatria integrativa. A sessão presencial teve duração de 1 hora e 30 minutos e contou com a participação de 28 estudantes. Durante a palestra, foram discutidos os fundamentos históricos da homeopatia, juntamente com seus princípios terapêuticos, como a lei dos semelhantes, doses mínimas e experimentação em indivíduos saudáveis – além de suas aplicações clínicas em pediatria. A sessão também abordou a legislação brasileira relacionada às práticas integrativas e as indicações mais comuns da homeopatia no cuidado pediátrico. Além disso, foi apresentado um caso clínico e reservado um espaço para discussão crítica, permitindo reflexão sobre as limitações, benefícios e desafios da incorporação da homeopatia na prática médica.

Problemas abordados

Essa experiência buscou enfrentar diversos desafios atualmente presentes na educação médica. A inclusão de práticas integrativas e complementares permanece em grande parte ausente dos currículos formais das faculdades de medicina, o que limita o repertório terapêutico disponível aos estudantes. Além disso, nota-se uma carência de espaço institucional para disciplinas não convencionais como a homeopatia, muitas vezes excluídas dos programas acadêmicos pela ausência de docentes qualificados, pela limitação de tempo no currículo ou pela falta de abertura pedagógica. A Liga Acadêmica de Pediatria mostrou-se um espaço ideal para a discussão desses temas, refletindo uma preocupação e um compromisso genuínos com as práticas integrativas e complementares. Ela ofereceu aos estudantes a oportunidade de explorar abordagens reais, incluindo discussões de casos clínicos e exemplos de prescrições que levaram a resultados positivos. Dessa forma, a palestra contribuiu para desmistificar a homeopatia, esclarecer seus fundamentos teóricos e práticos e promover o pensamento crítico. Também ampliou a compreensão dos estudantes sobre abordagens complementares aos tratamentos biomédicos convencionais.

Resultados (opcional)
Recomendações ou Desafios

A palestra teve impacto positivo nos membros da Liga Acadêmica de Pediatria, evidenciado pelo interesse, engajamento e participação ativa dos estudantes durante e após a sessão. Observou-se um nível significativo de desconhecimento sobre a homeopatia como prática reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Os estudantes expressaram curiosidade espontânea e desejo de aprofundar o tema. Sugeriram encontros futuros com oportunidades para discutir um número maior de casos clínicos e explorar possíveis experiências práticas. Recomenda-se que outras Ligas Acadêmicas – como espaços extracurriculares conduzidos por estudantes – também considerem incluir conteúdos sobre práticas integrativas como a homeopatia, pois isso contribui para ampliar o repertório terapêutico dos futuros médicos. Tendo em vista que a homeopatia é uma prática médica oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e apoiada por políticas públicas de saúde por meio da PNPIC, recomenda-se também sua inclusão formal no currículo das escolas médicas.

Palavras-chave
Introduction of Homeopathy in Medical Education: Teaching Experience in a Pediatric Academic League
Description

The activity took place at Centro Universitário Multivix Vitória, within the context of the Pediatric Academic League, which is composed of medical students from various academic years. The League’s meetings are extracurricular and aim to explore and deepen topics not addressed in the formal curriculum. At the students’ request, a lecture was held on the topic “Applications of Homeopathy in Pediatric Practice,” presented by Professor Brunna Vila, a pediatrician and specialist in integrative pediatrics. The in-person session lasted 1 hour and 30 minutes and was attended by 28 students. During the lecture, the historical foundations of homeopathy were discussed, along with its therapeutic principles, like the law of similars, minimal doses, and experimentation in healthy individuals – in addition to its clinical applications in pediatrics. The session also covered Brazilian legislation related to integrative practices and the most common indications for homeopathy in pediatric care. Moreover, a clinical case was presented and space was provided for critical discussion, allowing reflection on the limitations, benefits and challenges of incorporating homeopathy into medical practice.

Problems Addressed

This experience aimed to address several challenges currently faced in medical education. The inclusion of integrative and complementary practices remains largely absent from formal medical school curricula, which limits the therapeutic repertoire available to students. Additionally, there is a noticeable lack of institutional space for non-conventional subjects such as homeopathy, often excluded from academic programs due to the absence of qualified faculty, limited time within the curriculum, or a lack of pedagogical openness. The Pediatric Academic League proved to be an ideal setting for the discussion of such topics, reflecting a genuine concern and commitment to integrative and complementary practices. It offered students the opportunity to explore real-world approaches, including clinical case discussions and examples of prescriptions that led to positive outcomes. In doing so, the lecture helped to demystify homeopathy, clarify its theoretical and practical foundations, and promote critical thinking. It also broadened students’ understanding of complementary approaches to conventional biomedical treatments.

Results (optional)
Recomendations or Challenges

The lecture had a positive impact on the members of the Pediatric Academic League, as reflected in the students’ interest, engagement, and active participation during and after the session. A significant level of unfamiliarity with homeopathy as a practice recognized by the Brazilian Federal Council of Medicine and incorporated into the Unified Health System (SUS) through the National Policy on Integrative and Complementary Practices (PNPIC) was observed. Students expressed spontaneous curiosity and a desire to further explore the topic. They suggested future meetings with opportunities to discuss a greater number of clinical cases and explore potential hands-on experiences. It is recommended that other Academic Leagues – as student-led extracurricular spaces – also consider including content on integrative practices such as homeopathy, as this contributes to expanding the therapeutic repertoire of future physicians. Given that homeopathy is a medical practice officially recognized by the Brazilian Federal Council of Medicine and supported by public health policies through the PNPIC, it is also recommended that it be formally included in the medical school curriculum.

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