Caminhada Viver Saudável: projeto de uma unidade básica de Figueirão (MS) transforma a rotina de idosos com atividade física, cuidado e afeto

Ana Karolina

O projeto Caminhada Viver Saudável, desenvolvido pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Figueirão (MS), tem transformado a rotina de pessoas idosas da comunidade ao promover saúde e integração social. A iniciativa surgiu da observação das necessidades desse público, que apresentava sinais de isolamento, sedentarismo e baixa adesão às orientações de saúde. Diante desse cenário, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Arindo Rodrigues da Silva sentiu a necessidade de criar um espaço de cuidado coletivo, que promovesse não apenas a atividade física, como também o fortalecimento dos vínculos sociais, o acolhimento e o protagonismo dos idosos em sua própria saúde. 

As atividades ocorrem três vezes por semana, no início da manhã, e são conduzidas por uma agente comunitária de saúde e uma auxiliar de farmácia, que incentivam o grupo com dedicação e afeto. Além delas, na última sexta-feira do mês, o grupo se reúne após a caminhada para o Café Compartilhado, por meio do qual cada participante leva um lanche simples para dividir com os demais, reforçando o espírito de solidariedade e partilha.

Mais do que estimular a prática regular de exercícios, a proposta cria um espaço de pertencimento, escuta e valorização da pessoa idosa. A Caminhada Viver Saudável é um exemplo inspirador de como ações simples, construídas com escuta e compromisso, podem transformar territórios e vidas.

Saiba mais sobre essa prática inspiradora aqui.

Por: Ana Karolina Carvalho (jornalista e bolsista IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

unblocked games + agar.io