Melhorias nas ferramentas de trabalho para obtenção de informações e alcance de metas CMAN na Saúde – Careiro AM

Para a execução da Saúde dentro da Atenção Básica são necessários vários processos de trabalho desde a gestão até o atendimento ao cliente. Tendo em vista a relevância das informações referente aos usuários, alcance de metas e integralidade no trabalho, a Coordenação de Alimentação e Nutrição de Careiro desenvolveu uma ficha com o intuito de melhorar a coleta de dados, alcançar as metas propostas e integrar as informações com outras coordenações e secretarias. O desenvolvimento da Ficha Integradora da VAN (FI da VAN) com base nas propostas do Ministério da Saúde iniciou no ano de 2021, em 2022 tendo ainda melhorias, com inclusão da Triagem de Risco de Insegurança Alimentar (TRIA), e em 2023 finalizada com a versão utilizada até os dias de hoje, foram inseridas as faixas etárias e os Programas Sociais (PS) com o intuito de identificar se o cidadão, caso este esteja em risco de insegurança alimentar (RIA) encaminhá-lo ou não para a realização do CadÚNICO. Para adesão dessa ferramenta de trabalho no município foram realizadas capacitações com as equipes de saúde para entender sua forma de uso. Trabalho este exercido no município de Careiro, localizado na região em torno de Manaus e Alto Rio Negro do estado do Amazonas com 31.000 habitantes, onde a Secretaria Municipal de Saúde dispõe de UBS’s (13), UBS Fluvial (1), Equipes ribeirinhas (9), Enfermeiros (44), Técnicos de enfermagem (80), ACS’s (124), Equipe Multidisciplinar (2 – 12P), Médicos (40) e Consultório de Rua (1).

Muitas queixas a respeito de espaços curtos nas fichas e mapas já existentes, e muitos papeis para tais coletas. Dessa forma, ocorreu o desenvolvimento da ficha, ajustes referentes ao bloco do MCA (divisão por faixa etária – Adulto, gestante e idoso, do Adolescente, e da Criança), bloco do PBF-AB, tais como espaço maior, cores nos campos de justificativa por motivos de não cumprimento das condicionalidades em saúde, e na ficha de Orientações para Preenchimento, mostrando como correlacionar os campos e quadros, informações estas ainda importantes para o SISVAN. Também, inovou-se na ficha, a inserção do bloco Programas Sociais e TRIA. A relevância do conhecimento se o cidadão faz parte ou não de algum PS é principalmente para os residentes que se encontram positivo na TRIA (vulnerabilidade social), logo, por meio deste conhecimento o profissional tem como orientar o cidadão à realizar o cadastro no CadÚnico.

Obteve-se aceitação dos profissionais (100%), melhoria de dados (90%), campos antes não informados (60%), entendimento da escrita (95%). As metas anuais alcançadas em 2022, 2023 e 2024 respectivamente foram: PBF-AB – 84,43%, 85% e 90% (Plano Municipal de Saúde), MCA com 6.082, 14.106 e 32,842, dados para o SISVAN 6.082, 14.106 e 32,842, e TRIA positivo 345, 4.004 e 7.093 (a TRIA é realizada com o responsável familiar (ficha do adulto), obtendo um alcance maior dessa informação, pois está inserida na FI da VAN). Segundo o Manual de TRIA na APS – deve ser acompanhado o CA e dados antropométricos do cidadão com RIA (uma única ficha, todas as informações), obtendo ganho de tempo na coleta de dados. Ainda, o trabalho com a TRIA na APS, ocorreu parceria com a Coordenadora do CadÚnico, onde tem-se o conhecimento sobre os cidadãos que apresentam positivo para Risco de IA, contudo, caso o residente identificado não faça parte de algum programa social ou que ainda não tenha Cadastro Único, a equipe de saúde o orienta a realizá-lo. Assim, ocorreram as melhorias necessárias, enriquecimento de informações contendo os campos sobre CA, EN, PBF, PS e TRIA, dados importantes para o trabalho intersetorial com a Secretaria de Assistência Social e de Produção Rural, dessa forma, o novo modelo é utilizado em todo o território, nas 13 UBS’s do município.

Por meio do conhecimento do trabalho e algumas dificuldades dos profissionais da SEMSA deste município, foram identificadas tais necessidades de adaptações das ferramentas de trabalho mais utilizadas no território com finalidade de obtenção de informações da população, contudo, foi pensando nessa estratégia de trabalho que leva-nos à experiências como diminuição de quantitativos de papeis utilizados, aceitação dos profissionais de saúde, diminuição de custos com impressos, alcance de metas, monitoramento, identificação, integração e também a articulação e incentivo do trabalho em rede no município do Careiro. Sendo assim, apesar do processo ter dado início em 2021 aos poucos são vistos os resultados e a Coordenação de Alimentação e Nutrição do município com apoio do Coordenador de Atenção Básica, Coordenação do Sistema de Informação, Coordenação de Planejamento e Secretária de Saúde, vigentes, chegou a esta ferramenta de trabalho obtendo vários dados necessários para o desempenho das equipes e ainda continua buscando melhorias mais didáticas para favorecer os processos de trabalho.

autor Principal

JAQUELINE NASCIMENTO VIEIRA

jaqueline.vieira.nutri@hotmail.com

Coordenadora da Vigilância Alimentar e Nutricional, do Programa Bolsa Família e da Suplementação de Vitamina A.

Coautores

Raquel Souza da Silva Lidiane Souza da Silva Paulo Henrique Souza do Nascimento

A prática foi aplicada em

Careiro

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde do Município Careiro AM

Secretaria Municipal de Saúde do Município Careiro AM

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jaqueline Nascimento Vieira

Conta vinculada

04 ago 2025

CADASTRO

04 ago 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io