Introdução:
O município de Junco do Seridó localizado no sertão do Seridó tem uma população de 7.002 pessoas (IBGE 2024), conta com três unidades de saúde da família, uma unidade mista de saúde, 3 salas de vacina e 4 vacinadoras, um laboratório municipal, uma equipe multidisciplinar, cobertura de 100 % do território pela atenção básica, 18 agentes comunitários de saúde e 5 agentes de combate às endemias, sendo 2 unidades de saúde na zona urbana e uma unidade de saúde na zona rural.
A unidade de Saúde da zona rural
(UBS III, composta por nove microáreas), tem uma extensão territorial ampla.
Diante disso, faz se necessário a utilização de meios e/ou ferramentas que facilitam o trabalho de cobertura, elaboramos esse projeto e utilizamos na campanha de vacinação animal da zona rural em 2024.
Objetivo geral:
Utilizar as ferramentas tecnológicas para registrar, monitorar e prever situações de riscos.
Objetivos específicos:
– Criar rotas, estratégias e ações para integrar a população da zona rural;
– Motivar a longo prazo a implementação de mais ferramentas;
– Estimular a capacitação periódica (educação em Saúde) para o benefício dos profissionais e da população.
Metodologia:
– Planejamento da campanha de vacinação antirrábica;
– Utilização do MyMaps para criação das rotas projetando aproximadamente a distância a ser percorrida da micro área 01;
– Outras ferramentas utilizadas foram o Google Notas Keep (Planejamento) , Forms (Coleta de dados pelo ACS) e Planilhas (consolidação dos dados).
– Para o auxílio de comunicação com a população, foi utilizado o app Canva para criação de imagens e o app CapCut para criação de vídeos;
– Para divulgação foi utilizadas as redes sociais como meios de comunicação (Instagram/Facebook e WhatsApp).
Era necessário uma ferramenta de georreferenciamento (Mapa), então utilizamos o “My Maps”, que permite ao ACS durante as visitas de rotina, estar identificando os animais, definindo quantidades, categorizando por tipo e colocando observações dos animais/tutores. O mesmo permitiu “tirar do papel” os dados e deixar registrado na aplicação, possibilitando o acesso aos dados para conferência se faltou cobertura de algum animal e ter um parâmetro para uma nova ação/campanha.
O myMaps, utiliza “camadas sobre camadas” podendo ser usados para gerar dados para outras campanhas de saúde, educacionais e sociais, para poder consolidar os dados gerados pelo Mapa (que podem ser já exportados como tabelas relacionais), e mostrar de forma visual para planejamento de novas ações de prevenção, promoção e educação em Saúde.
A campanha, mesmo com planejamento feito com antecedência, teve um imprevisto em relação ao transporte, as ferramentas serviram não só para a divulgação com antecedência da campanha, como também para comunicar de forma ágil e profissional o problema existente (uma população que necessita de vínculo, não pode ter a sensação de ser negligenciada), com isso conseguimos evitar transtornos para a população e obter uma cobertura superior a meta estabelecida na micro área.
O uso das ferramentas foi intuitivo e possibilitou uma campanha:
Eficiente ( com redução de custos estruturais e demanda de mais dias para realizar a campanha);
Eficaz (conseguindo um ótimo resultado); e Efetiva (poderemos replicar, como utilizar em novas ações da atenção primária e da vigilância em saúde e intersetoriais).
Av. Balduíno Guedes, 21, Junco do Seridó - PB, 58640-000, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO