AÇÕES ESTRATEGICAS EM TRATAMENTO DE LINFANGITE NECROTIZANTE DE PACIENTE IDOSA JUNTO A REDE DE SAÚDE.

APRESENTAÇÃO
O presente relato de experiência foi desenvolvido no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) – Programa Melhor em Casa, no município de Queimadas – PB, no período de agosto a outubro de 2024. Com o objetivo de elaborar um Plano Terapêutico Individual (PTI) e apropriado para a plena recuperação de uma paciente de 94 anos que após uma arranhadura em fechadura de porta, resultou em uma infecção rara chamada de Linfangite Necrotizante. Sendo encaminhada da Atenção Primária de Saúde (APS) à Internação Hospitalar e posteriormente, direcionada ao SAD.
Diante da complexidade do caso, foi vista a necessidade de uma abordagem multidisciplinar, tendo como intuito a continuidade do processo terapêutico na cicatrização das feridas decorrentes da necrose tecidual. O PTI foi desenvolvido por um Médico, dois Enfermeiros, três Técnicos de Enfermagem, dois Fisioterapeutas, um Nutricionista, uma Cirurgiã-Dentista, uma Assistente Social e uma Psicóloga, a fim de proporcionar o tratamento das lesões decorrente da infecção.
Tendo em vista que, devido a rápida evolução clínica da paciente, a mesma sendo idosa e hipertensa, considerando-se fisiologicamente que o processo de cicatrização é diminuído, fazendo-se necessário a intervenção intensa e imediata da equipe multiprofissional para a resolução do caso e, por conseguinte, o sucesso do tratamento dentro de um período de 03 meses.

OBJETIVOS
Geral:
Relatar a experiência exitosa no tratamento de uma Linfangite Necrotizante em uma paciente idosa, utilizando uma abordagem multidisciplinar, com a integração de diferentes profissionais de saúde, no planejamento e execução do cuidado. Mostrando assim a importância da intersetorialidade e da comunicação entres os Profissionais de Saúde do município de Queimadas.

Específicos:
1- Controlar a dor, por meio de medicação oral e endovenosa;
2- Controlar o foco bacteriano, através de antibioticoterapia oral e venosa;
3- Realizar fisioterapia motora e laserterapia diária;
4- Fazer o acompanhamento: nutricional e dietético à paciente; Psicológico à paciente e cuidadores, odontológico com orientações de higiene bucal;
5- Realizar os cuidados de enfermagem, com os curativos diários e simples e administração de medicamentos;
6- Realizar os exames complementares – sangue, urina e cutura de lesão, para auxiliar o processo de avaliação e recuperação;

Metodologia:
Para execução do PTI envolveu a participação da equipe multiprofissional do SAD, mediante consulta foi avaliado o estado geral de saúde da paciente e em especial as condições da lesão, como etiologia, tamanho, risco ou presença de infecção, estado nutricional, doenças de base, necessidade de controle da dor, além das questões socioeconômicas e emocionais da paciente.
Após avaliação, foi desenvolvido e executado o PTI da seguinte forma:
Curativo simples para auxiliar na higienização da ferida, prevenção de infecções e alivio da dor, realizado por meio de oclusão com gaze estéril no local da lesão, uso de sabão e solução aquosa antisséptica a base de PHMB, associado ao uso de Hidrogel com alginato, de forma diária.
O tratamento multidisciplinar, imprescindível para a redução de complicações e a melhora do prognóstico, com ênfase no uso de antibióticos de amplo espectro e, quando necessário, na abordagem com debridamento com lâmina fria ou até mesmo cirúrgico.
Concomitantemente ao curativo simples era realizado laserterapia de baixa potência nas bordas das lesões inicialmente com 15 joules por 10 dias, com redução para 10 joules após este período.
Para diagnosticar infecções e evitar uso de antibióticos ineficazes era realizada cultura de ferida a cada 45 dias.
Ao tratamento era associado o uso oral de formulas imunomoduladoras, com o objetivo de atuar no sistema imunológico, fortalecendo e estimulando resposta contra microorganismos.

Resultados:

• Intervenção Multidisciplinar rápida.
• Alivio da Dor.
• Ausência de hospitalização durante o tratamento (reduzindo risco de infecções e complicações associadas ao ambiente hospitalar).
• Manutenção da higiene e alimentação adequada, contribuindo significativamente para boa recuperação.
• Redução de infecção no sitio da ferida com curativo diário.
• Cicatrização em tempo hábil.

CONCLUSÃO:

Desta forma, este caso retrata a complexidade e a gravidade da Linfangite Necrotizante – uma infecção rara e agressiva que requer diagnóstico precoce e intervenção rápida dos sinais clínicos e a vigilância acentuada foram essenciais para evitar a evolução para complicações sistêmicas, como a sepse, por exemplo.
Este relato também destaca a importância da colaboração e ações estratégicas entre toda rede de saúde, desde a Atenção Básica, com sua Unidade de Saúde de referência, o Hospital Geral de Queimadas que acolheu, cuidou e tratou durante 21 dias e do Programa Melhor em Casa – MEC que deu continuidade aos cuidados intensivos e diários que foram cruciais para a evolução favorável da paciente. Embora o prognóstico da Linfangite Necrotizante dependa de diversos fatores, a identificação precoce e o tratamento adequado ofereceram uma perspectiva positiva para a cura da paciente em tempo hábil.

Palavra-Chave:
Intersetorialidade, Atenção Domiciliar, Curativos Especiais

Apresentar o tema pode ajudar e alertar tanto profissionais de saúde quanto a população sobre a importância de diagnóstico precoce e tratamento eficaz, bem como aprofundar novas abordagens terapêuticas afim de melhorar o prognóstico dos pacientes.

• Intervenção Multidisciplinar rápida.
• Alivio da Dor.
• Ausência de hospitalização durante o tratamento (reduzindo risco de infecções e complicações associadas ao ambiente hospitalar).
• Manutenção da higiene e alimentação adequada, contribuindo significativamente para boa recuperação.
• Redução de infecção no sitio da ferida com curativo diário.
• Cicatrização em tempo hábil.

A importância do trabalho em rede e Intersetorial, envolvendo os serviços competentes e montando estratégias de avanços e aprimoramentos de práticas. O trabalho multiprofissional, incluindo debate de caso, prática execução.

autor Principal

ELIOMAR TRINDADE DOS SANTOS

sadjfc.pmelhorcasapb@gmail.com

Enfermeiro

Coautores

Eliomar Trindade dos Santos, Gercina Maria Queiroga Santiago, Taynar Jackeline Lima de Araújo, José Eduardo Peres Nogueira, Nailma Aragão Barbosa, Pamylla Aryanne De Souza Silva, Audanne Lucianne Pires de Oliveira, Damião Silva Calafange, Emanuelly Aparecida, Bezerra da Silva, Larissa Barbosa Silva de Oliveira.

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ELIOMAR TRINDADE DOS SANTOS

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io