BUSCA ATIVA E MICROPLANEJAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO NA IMUNIZAÇÃO.

O presente relato de experiência refere-se à cobertura das vacinas de rotina no município de São Sebastião, no período de janeiro a novembro de 2024. A vacinação é uma ação fundamental para a prevenção de doenças imunopreveníveis, com o objetivo de evitar óbitos. Trata-se de um serviço de saúde pública seguro, econômico e que eleva a qualidade de vida da população. O Programa Nacional de Imunização (PNI) possui metas específicas para cada cobertura vacinal (VC). As vacinas Rotavirus e BCG têm uma meta de 90%, enquanto as demais vacinas, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, têm uma meta de 95%. De acordo com os dados disponíveis, o município de São Sebastião do Umbuzeiro alcançou uma cobertura vacinal de 100% em 2024, conforme informações do Painel de Cobertura Vacinal de 2025 e da última atualização do Ministério da Saúde em 03 de fevereiro de 2025. Essa conquista é um marco importante na saúde pública do município, demonstrando o compromisso da equipe em promover a saúde e o bem-estar da população.

A avaliação dos dados e o alcance das coberturas vacinais têm como objetivo fortalecer a vigilância em saúde e melhorar a oferta de vacinas para a população. Para alcançar esse objetivo, é fundamental garantir a boa qualidade da divulgação dessas informações, por meio da alimentação do sistema de informação (e-SUS APS), a cada aplicação de imunobiológico. Além disso, outros pontos importantes auxiliam no alcance das metas, como: – Aproveitar a ida de crianças ao posto para outros atendimentos, como consultas médicas e exames, para atualizar as vacinas. – Realizar busca ativa vacinal, para identificar e vacinar crianças e adultos que não estão em dia com as vacinas. Essas estratégias são fundamentais para alcançar as metas de cobertura vacinal, especialmente nos dias D de vacinação, e garantir que a população tenha acesso a vacinas seguras e eficazes. A avaliação de dados sobre a cobertura vacinal no município visa garantir a saúde pública por meio da implementação de estratégias.

A partir das ações implementadas em janeiro de 2024, o município de São Sebastião do Umbuzeiro conseguiu ampliar de forma significativa sua cobertura vacinal. Em 2023, os dados do CONASEMS apontavam uma cobertura de 85%. Com a adoção de estratégias como busca ativa, vacinação casa a casa, revisão de cartões vacinais e articulação com escolas e creches, a cobertura vacinal atingiu 102% em 2024. Durante o processo de intervenção: • Revisão de Cartões de Vacinação: Foram analisados 450 cartões de vacinação de crianças em idade escolar e de creche. • Cobertura Populacional Identificada: o 213 crianças na faixa etária de 0 a 5 anos o 455 crianças de 5 a 15 anos o 300 adolescentes de 15 a 19 anos o 703 idosos. No período de 15 de dezembro de 2024 a 21 de março de 2025, foram aplicadas: • 176 doses na USF II • 492 doses na USF I. Impacto da ação: • Aumento da Cobertura Vacinal: A busca ativa contribuiu significativamente para a ampliação da cobertura no município. • Redução do Risco de Doenças: A atualização do esquema vacinal reduziu o risco de circulação de agentes patógenos. Lições Aprendidas: • A busca ativa é essencial para identificar e vacinar o público com esquemas incompletos. • A parceria entre os serviços de saúde, escolas e creches foi determinante para o sucesso da ação. • A educação em saúde mostrou-se uma ferramenta eficaz para conscientizar a população sobre a importância da vacinação e combater a hesitação vacinal.

A experiência exitosa de São Sebastião do Umbuzeiro demonstra que estratégias bem planejadas e integradas, como busca ativa, educação em saúde e microplanejamento, são capazes de reverter cenários de baixa cobertura vacinal. O município não apenas atingiu as metas estabelecidas pelo PNI, como as superou, chegando a 102% de cobertura em 2024. Este resultado reflete o comprometimento das equipes de saúde e a eficácia de ações coordenadas entre os serviços de saúde, educação e população. A continuidade dessas estratégias será essencial para manter e sustentar os avanços conquistados.

autor Principal

raqhel Silva brito

raqhel.silva@gmail.com

Coordenador da Vigilância em Saúde

Coautores

Raqhel Silva Brito,João Victor Nunes Isidro, Herica Maria Teixeira Medeiros,Audenice Rufino da Silva,Lucas Tadeu Feitosa Bezerra,Cristiane Rodrigues da Silva, Edvone Arruda da Silva.

A prática foi aplicada em

São Sebastião do Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria em Saúde São Sebastião do Umbuzeiro PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Raqhel Silva Brito

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

20 abr 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io