O IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DAS EQUIPES MULTIPROFISSIONAIS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ITABORAÍ

A proposta de implantação das equipes multiprofissionais (eMulti) no município de Itaboraí fundamenta-se na necessidade de um apoio robusto e interdisciplinar para as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).
Essas equipes são compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território e em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde (RAS).
A atuação das eMulti tem o intuito de realizar atendimentos e ações em conjunto com as demais equipes de saúde que atuam na APS, além de ampliar o leque de práticas em saúde no território e ofertar um cuidado integral para a comunidade, melhorando o acompanhamento em saúde dos usuários e resolutividade do SUS.
Foi realizada adesão a Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, na qual foi escolhida a modalidade eMulti Complementar, com isso abrangendo um total de 10 equipes. Cada equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos e psicólogos, além de especialidades médicas em pediatria, ginecologia, cardiologia, endocrinologia e psiquiatria.
Considerando a grande quantidade de profissionais necessários para compor as equipes eMulti, foi organizado um Processo Seletivo em dezembro de 2023. Em abril de 2024, após a finalização do processo seletivo, o município recebeu 50 novos profissionais.
O principal objetivo é apresentar o impacto da implantação da eMulti, destacando os desafios, os avanços, as melhorias no atendimento à população e o aumento da resolutividade na atenção primária à saúde no Município de Itaboraí.

Essa prática visa apresentar o impacto da implantação da eMulti, destacando os desafios, os avanços, as melhorias no atendimento à população e o aumento da resolutividade na atenção primária à saúde no Município de Itaboraí.
Essa abordagem complementar e integrada visa garantir a efetividade da atenção integral à saúde da população, reduzindo da quantidade de encaminhamentos para especialidades.
Além do mais, busca-se minimizar os desafios encontrados, como: organização do acesso, inserção das eMulti na APS favorecendo o funcionamento por equipe e garantir a qualidade do trabalho das eMulti diante da estrutura atual das unidades de saúde do Município.

A implantação das eMulti na Atenção Primária à Saúde no Município de Itaboraí foi realizada nas seguintes fases:
1- Definição do tipo de equipe eMulti;
2- Processo seletivo;
3- Curso de qualificação e integração para o atendimento das equipes eMulti na APS;
4- Capacitação para utilização da ferramenta Cuidado Compartilhado no e-SUS PEC;
5- Implementação, monitoramento e avaliação dos registros realizados pelos profissionais das equipes;
6- Identificação de desafios e soluções.
As ações metodológicas aplicadas visaram o planejamento do formato dos atendimentos em conformidade com a Portaria e com as necessidades das áreas técnicas, levando sempre em consideração os indicadores a serem cumpridos e a qualidade no atendimento.
Após a implantação as equipes multiprofissionais foram direcionadas ao território para integração com as equipes, iniciando suas ações de forma compartilhada e corresponsável.
Tendo como práticas prioritárias: atendimento individual, atendimento em grupo e domiciliar, atividades coletivas, apoio matricial, discussões de casos, atendimento compartilhado entre profissionais e equipes, projetos terapêuticos, intervenções no território e práticas intersetoriais.

Após a implantação das equipes eMulti, podemos constatar através dos relatórios mensais de gestão, baseado nos dados do PEC e do SISAB que as ações aplicadas nos territórios baseadas nos indicadores geraram aumento na resolutividade nos casos abordados, aumento do número de atendimentos e atividades coletivas, sendo estes construídos de maneira matricial, compartilhada e referenciada.
Esse modelo aplicado também favorece o vínculo entre os profissionais e a população, facilitando o acesso, trazendo melhoria na qualidade dos atendimentos, na continuidade e longitudinalidade do cuidado, devido a atuação conjunta dos profissionais, favorecendo diagnósticos mais precisos e condutas mais assertivas.
São realizadas visitas técnicas periódicas às Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) para acompanhamento das atividades da eMulti, avaliando, orientando e esclarecendo as principais dúvidas sobre o processo de trabalho, utilização do PEC, entre outros.
Os resultados alcançados deram-se por meio da responsabilização das equipes de saúde pelo acompanhamento do paciente, da família, da comunidade e de todo o contexto social que influencia o processo de saúde-doença.

A experiência em Itaboraí demostra que a implantação das eMulti qualifica e fortalece a assistência na APS. Trazendo diversos benefícios para população, com um acolhimento multiprofissional, uma escuta qualificada, transmitindo confiança e aumentando a adesão ao tratamento e ao acompanhamento. Além de ampliar o leque de práticas em saúde no território e ofertar um cuidado integral para a comunidade, melhorando o acompanhamento em saúde dos usuários e resolutividade do SUS.
Apesar das ações de implantação terem correspondido aos desafios iniciais, continuamos avançando e superando novos desafios, como monitoramento e avaliação das equipes e a aquisição de materiais específicos adequados para cada categoria profissional.

autor Principal

Fernanda Martins Queiroz

fernandamartinsqueiroz@hotmail.com

Coordenador das equipes multiprofissionais (eMulti)

Coautores

Autor: Fernanda Martins Queiroz Coautores: Maurício Barbosa de Paula e Fábio Rodrigues Sampaio

A prática foi aplicada em

Itaboraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Estrada Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, 732 - Nancilândia, Itaboraí - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fernanda Martins Queiroz

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

24 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io