A proposta de implantação das equipes multiprofissionais (eMulti) no município de Itaboraí fundamenta-se na necessidade de um apoio robusto e interdisciplinar para as equipes de Atenção Primária à Saúde (APS).
Essas equipes são compostas por profissionais de saúde, de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da APS, com atuação corresponsável pela população e pelo território e em articulação intersetorial e com a Rede de Atenção à Saúde (RAS).
A atuação das eMulti tem o intuito de realizar atendimentos e ações em conjunto com as demais equipes de saúde que atuam na APS, além de ampliar o leque de práticas em saúde no território e ofertar um cuidado integral para a comunidade, melhorando o acompanhamento em saúde dos usuários e resolutividade do SUS.
Foi realizada adesão a Portaria GM/MS nº 635, de 22 de maio de 2023, na qual foi escolhida a modalidade eMulti Complementar, com isso abrangendo um total de 10 equipes. Cada equipe é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, educadores físicos e psicólogos, além de especialidades médicas em pediatria, ginecologia, cardiologia, endocrinologia e psiquiatria.
Considerando a grande quantidade de profissionais necessários para compor as equipes eMulti, foi organizado um Processo Seletivo em dezembro de 2023. Em abril de 2024, após a finalização do processo seletivo, o município recebeu 50 novos profissionais.
O principal objetivo é apresentar o impacto da implantação da eMulti, destacando os desafios, os avanços, as melhorias no atendimento à população e o aumento da resolutividade na atenção primária à saúde no Município de Itaboraí.
Essa prática visa apresentar o impacto da implantação da eMulti, destacando os desafios, os avanços, as melhorias no atendimento à população e o aumento da resolutividade na atenção primária à saúde no Município de Itaboraí.
Essa abordagem complementar e integrada visa garantir a efetividade da atenção integral à saúde da população, reduzindo da quantidade de encaminhamentos para especialidades.
Além do mais, busca-se minimizar os desafios encontrados, como: organização do acesso, inserção das eMulti na APS favorecendo o funcionamento por equipe e garantir a qualidade do trabalho das eMulti diante da estrutura atual das unidades de saúde do Município.
A implantação das eMulti na Atenção Primária à Saúde no Município de Itaboraí foi realizada nas seguintes fases:
1- Definição do tipo de equipe eMulti;
2- Processo seletivo;
3- Curso de qualificação e integração para o atendimento das equipes eMulti na APS;
4- Capacitação para utilização da ferramenta Cuidado Compartilhado no e-SUS PEC;
5- Implementação, monitoramento e avaliação dos registros realizados pelos profissionais das equipes;
6- Identificação de desafios e soluções.
As ações metodológicas aplicadas visaram o planejamento do formato dos atendimentos em conformidade com a Portaria e com as necessidades das áreas técnicas, levando sempre em consideração os indicadores a serem cumpridos e a qualidade no atendimento.
Após a implantação as equipes multiprofissionais foram direcionadas ao território para integração com as equipes, iniciando suas ações de forma compartilhada e corresponsável.
Tendo como práticas prioritárias: atendimento individual, atendimento em grupo e domiciliar, atividades coletivas, apoio matricial, discussões de casos, atendimento compartilhado entre profissionais e equipes, projetos terapêuticos, intervenções no território e práticas intersetoriais.
Após a implantação das equipes eMulti, podemos constatar através dos relatórios mensais de gestão, baseado nos dados do PEC e do SISAB que as ações aplicadas nos territórios baseadas nos indicadores geraram aumento na resolutividade nos casos abordados, aumento do número de atendimentos e atividades coletivas, sendo estes construídos de maneira matricial, compartilhada e referenciada.
Esse modelo aplicado também favorece o vínculo entre os profissionais e a população, facilitando o acesso, trazendo melhoria na qualidade dos atendimentos, na continuidade e longitudinalidade do cuidado, devido a atuação conjunta dos profissionais, favorecendo diagnósticos mais precisos e condutas mais assertivas.
São realizadas visitas técnicas periódicas às Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) para acompanhamento das atividades da eMulti, avaliando, orientando e esclarecendo as principais dúvidas sobre o processo de trabalho, utilização do PEC, entre outros.
Os resultados alcançados deram-se por meio da responsabilização das equipes de saúde pelo acompanhamento do paciente, da família, da comunidade e de todo o contexto social que influencia o processo de saúde-doença.
A experiência em Itaboraí demostra que a implantação das eMulti qualifica e fortalece a assistência na APS. Trazendo diversos benefícios para população, com um acolhimento multiprofissional, uma escuta qualificada, transmitindo confiança e aumentando a adesão ao tratamento e ao acompanhamento. Além de ampliar o leque de práticas em saúde no território e ofertar um cuidado integral para a comunidade, melhorando o acompanhamento em saúde dos usuários e resolutividade do SUS.
Apesar das ações de implantação terem correspondido aos desafios iniciais, continuamos avançando e superando novos desafios, como monitoramento e avaliação das equipes e a aquisição de materiais específicos adequados para cada categoria profissional.
Estrada Prefeito Álvaro de Carvalho Júnior, 732 - Nancilândia, Itaboraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO