Uso de pesquisa operacional para transporte de pacientes e maximização de resultados

O objetivo principal da experiência foi criar um algoritmo que fosse capaz de agregar dados dos pacientes e realocá-los de maneira mais ótima possível, de forma que fosse de simples visualização do usuário. Conseguindo se comunicar de maneira eficaz, o programa será utilizado para gerar rotas adequadas e que visualizem a necessidade daqueles que devem ser priorizados. Como objetivos secundários, podemos citar: a necessidade de mapear a frota municipal de maneira realista criar maneiras de obter dados da informação de maneira real e diária obter uma classificação de risco que reflita o grau de necessidade de cada paciente criar um programa em linguagem programacional Python, conectado diretamente com um software de localização geográfica, que consiga analisar cada ponto e determinar a melhor combinação de rota e preservar de maneira efetiva a identidade de pacientes em consonância com a LGPD.

De maneira exploratória, a experiência iniciou suas atividades através da modelagem do problema, conhecendo os recursos disponíveis para que a solução fosse a mais apropriada para a realidade atual. Através de reuniões com a equipe de gestão e a responsável tecnológica e logística pela operação, foram traçados prioridades, ambientes e meios materiais em posse da Secretária de Saúde. Nesta etapa, a responsável pela concepção da experiência contou com a participação de todos os membros gestores da Secretária, além de motoristas envolvidos no problema. Com este conhecimento acumulado, foram identificadas lacunas para que o programa a ser produzido fosse efetivo em relação a prioridade dos pacientes e gastos referentes ao carro utilizado. Para isso, criamos um sistema de pontuação que pode ser utilizado pelo Google Forms, o qual, por sua vez, irá gerar uma planilha. O código recebe essa pontuação, e age de acordo com a prioridade. A pontuação é dividida em 3 tipos: urgente, necessidade média e necessidade baixa. De maneira análoga, os carros para transporte também recebem um score, onde o maior o valor, melhor o rendimento do carro. Após isso, a modelagem tomou forma de ação através de um programa que utiliza linguagem Python e princípios matemáticos do VRPS para gerar a melhor rota diária de acordo com os pacientes de uma planilha, assim como vistos em trabalhos afora como o estudo de Antonio Carlos de Francisco sobre da coleta de resíduos de saúde em Ponta Grossa – PR (2023).

Em conjunto às medidas da Secretária de Saúde Municipal da cidade de Mamanguape, no estado da Paraíba, com o objetivo de melhorar a experiência dos pacientes e a economia geral de recursos, foram propostas medidas para melhorar a logística e a capacidade analítica da gestão atual. Com isso, a experiência aqui citada focou em uma problemática expressiva, que afeta cidadãos do município de maneira diária: o alocamento e gestão de transporte público para procedimentos médicos. A logística de transporte público envolve diversos fatores, como satisfação pública, uso de recursos da população, controle de gastos com funcionários e cuidado e manutenção da frota. Visando melhorar esta experiência, a equipe de gestão está fazendo uso de um algoritmo que utiliza linguagem e lógica programacional típica de problemas de Pesquisa Operacional, visando obter um resultado próximo aos conhecidos em Vehicle Routing Problems with Scheduling (VRPS). O objetivo do projeto é minimizar constantemente o uso de recursos da Prefeitura e maximizar a eficiência em relação a pacientes de média a alta prioridade acerca do translado, sendo utilizado de maneira diária pelo município e replicável em outras cidades do estado e do Brasil. Acreditamos que esta experiência será de alta importância para todos devido a sua pluralidade e utilização potencial no SUS e em sistemas de saúde de todo o país.

Além de compreender melhor acerca da problemática de veículos e transporte municipal de pacientes, a experiência fez algo que não é visto de maneira comum em prefeituras de cidades menores: utilizar a Pesquisa Operacional e Otimização, conjunto de linguagens e códigos programacionais, para gerar uma solução de baixo custo monetário e alto valor analítico agregado. Até agora, conseguimos criar um algoritmo que consegue absorver uma planilha com n nomes, e estudar, através de operações lógicas e matemáticas, qual seria a melhor solução para a rota daquele dia. O relatório em si é posto em outro arquivo, que fica de fácil acesso a pessoa que o gerar. O programa em si é capaz de ler endereços e, através da API do OpenStreetMap, entender sua distância de um ponto fixo. Este ponto fixo é um ponto intermediário onde pacientes podem aguardar para serem transportados para o destino final, maximizando a economia da rota. Apesar de ainda existirem melhorias a serem feitas, o código já é utilizável, e será aplicado em larga escala na segunda etapa do processo, onde funcionários serão treinados para utilizar o programa e direcionar os motoristas para suas rotas principais, assim como entender os princípios por trás dele, e sua utilização no Google Forms.

Através da experiência, concluímos que a utilização de conceitos da programação moderna, juntos de conhecimentos adquiridos em cursos superiores ou em especialistas de Pesquisa Operacional, não são apenas aliados da melhoria dos processos internos e externos acerca dos municípios, mas uma ferramenta poderosa que poderia estar sendo utilizada em massa para maximizar lucro e diminuir desperdícios de diversas maneiras. Apesar de ainda ter muito a ser explorado e melhorado, é visível que as novas tecnologias devem e podem ser inseridas em gestões municipais, sendo oportunas para novas funções dentro dos órgãos, e novas maneiras de abordar problemáticas complexas. Ademais, é notável o poder que tal ferramenta tem, pois ela pode ser expandida e espelhada em inúmeras gestões individuais e regionais dentro do país. O uso de inteligência computacional e matemática já é uma aliada da iniciativa privada, e não apenas pode como deve ser um guia para a inovação no setor público. Caso alguma pessoa interessada queira aderir, sugerimos recorrer a Universidades Federais e contratar um profissional da área de tecnologia e desenvolvimento, ou entrar em contato com a Secretária de Saúde de Mamanguape.

Principal

ALINE FREITAS DE SANTANA

alinefs.ctt@gmail.com

Prestador de Serviço - Logística e Tecnologia

Coautores

Aline Freitas de Santana

A prática foi aplicada em

Mamanguape

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Mamanguape, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ALINE FREITAS DE SANTANA

Conta vinculada

07 abr 2025

CADASTRO

07 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

07 fev 2025

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

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nenhuma

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