Olá,

Visitante

Uso da Acupuntura no Tratamento da Dor Crônica Pós Chikungunya: Um Relato de Experiência

INTRODUÇÃO: O Brasil enfrentou em 2014 uma epidemia de Chikungunya. O primeiro município a registrar casos autoctones da doença foi Feira de Santana, localizado no nordeste do país. A artralgia pós chikungunya pode evoluir para dor crônica incapacitante por longo período de tempo, provocando sofrimento físico, psíquico, além de causar impacto social e econômico. A acupuntura originaria da medicina chinesa é uma opção para o tratamento de processos de adoecimento e integra o SUS.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O objetivo do estudo é relatar a experiência do uso da acupuntura no tratamento da dor articular crônica em indivíduos acometidos por Chikungunya.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: (700 caracteres ao todo)Após a epidemia de chikungunya muitos pacientes permaneceram com dor articular crônica e incapacitante. Diante deste cenário a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Ambulatório para acompanhamento dos pacientes com CHIKV CRONICO. A equipe multidisciplinar envolve médicos infectologistas, psicólogos, acupunturista e equipe da Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes com persistência da artralgia há mais de três meses (fase crônica) e sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico, são incluídos em sessões de acupuntura realizadas semanalmente no Ambulatório num total de 10 sessões para cada paciente.

INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Inicialmente é realizado a anamnese e avaliado todas as dimensões biopsicossociais, características e intensidade da dor.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A cada sessão o paciente é avaliado para verificar evolução e melhora da dor.

Principal

Maricelia Maia de Lima

limapfa6@gmail.com

A prática foi aplicada em

Bahia

Nordeste

Instituição

Feira de Santana

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Terapia de Purificação okada
Ceará
Práticas
Meditação Como Pratica Integrativa e Complementar em Saúde Aos Estudantes da Ufj. Projeto de Pesquisa e Extensão
Goiás
Práticas
Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)
Santa Catarina
Práticas
Registro de Espécies Medicinais do Horto Medicinal do Programa Farmácia Viva no Site Splink.Org Como Garantia de Qualidade e Rastreabilidade, São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Processo de Instituição da Lei Nº4064 de 08 de Maio de 2019 Que Cria o Programa de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Município de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Centro Municipal de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics): Referência em Práticas Integrativas no SUS de São Bento do Sul, Sc.
Amazonas
Práticas
Estruturação do Laboratório de Produção de Droga Vegetal do Programa Farmácia Viva de São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
Impacto da Lei Municipal de Práticas Integrativas e Complementares no Número de Atendimentos com Pics em São Bento do Sul, Sc.
Santa Catarina
Práticas
A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Municipio de Guarulhos: Danças Circulares Como Estrátegia de Promoção À Saude.