Olá,

Visitante

Uma “Semana de Peso” no Município de Eunápolis-Bahia.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:A “Semana do Peso” teve como finalidades, a saber: ?

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) está implantada no município de Eunápolis-Ba desde 1997, funcionando em todas as Unidades de Saúde e engloba atividades continuadas / permanentes e rotineiras de observação, coleta, análise de dados e informação de uma clientela específica. O monitoramento da situação alimentar está contemplado na terceira diretriz da política Nacional de Alimentação e Nutrição e é uma ação recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e UNICEF, por meio da ação de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, com o objetivo de: “(…) monitorar as condições dos grupos desfavorecidos da população de risco e proporcionar um método de avaliação rápida e permanente de todos os fatores que influenciam os padrões de consumo alimentar e o estado nutricional visando à melhoria das condições de saúde e nutrição da população brasileira”. No ano de 2011 quando analisado os relatórios do programa Saúde da Criança verificou-se que os indicadores demonstravam fragilidade da atenção ao menor, sinalizando assim um percurso a ser alcançado, através da articulação entre os diversos níveis de atenção em saúde, a começar pelo planejamento de ações voltadas para a necessidade de cada território e da organização do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. Surgiu então a proposta de realizar o evento que foi denominado pela Atenção Básica desse município de “SEMANA DO PESO”.

Foi bastante desafiador propor um evento desse porte sem ter a certeza da adesão dos profissionais de saúde e se teria êxito com a população. O que foi surpreendente, pois após as reuniões realizadas houve comprometimento de todos os profissionais – em especial os enfermeiros – que colaboraram para o sucesso do evento que passou a integrar a agenda de eventos do município. E após a introdução da primeira “Semana do Peso” a adesão das famílias no acompanhamento das crianças e o entendimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família foi surpreendente, o que estimulou o aprimoramento do programa fazendo com que também fosse integrada a ele as Secretarias de Educação e Assistência Social. Percebe-se que um projeto que não requer grandes investimentos financeiros pode impactar positivamente diversos setores – comunidade, saúde, educação, assistência social.Sabendo da importância de atividades intersetorias e com objetivo de aprimorar o projeto, ocorreu no ano de 2013 o convite às secretarias de Educação e Assistência Social para integrarem ao evento. Após a articulação com as Secretarias o projeto que agora é denominado como “EUNAFITA” acontece duas vezes ao ano com parceria das três Secretarias.

Principal

Alessandra Carvalhode Souza

saúde.eunapolis@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Eunápolis

Bahia

Nordeste

Instituição

RUA ARQUIMEDES MARTINS, S/N, CENTAURO.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Alessandra Carvalhode Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba
Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba
Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins