Olá,

Visitante

Uma “Semana de Peso” no Município de Eunápolis-Bahia.

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:A “Semana do Peso” teve como finalidades, a saber: ?

A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) está implantada no município de Eunápolis-Ba desde 1997, funcionando em todas as Unidades de Saúde e engloba atividades continuadas / permanentes e rotineiras de observação, coleta, análise de dados e informação de uma clientela específica. O monitoramento da situação alimentar está contemplado na terceira diretriz da política Nacional de Alimentação e Nutrição e é uma ação recomendada pelo Ministério da Saúde (MS) e UNICEF, por meio da ação de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN, com o objetivo de: “(…) monitorar as condições dos grupos desfavorecidos da população de risco e proporcionar um método de avaliação rápida e permanente de todos os fatores que influenciam os padrões de consumo alimentar e o estado nutricional visando à melhoria das condições de saúde e nutrição da população brasileira”. No ano de 2011 quando analisado os relatórios do programa Saúde da Criança verificou-se que os indicadores demonstravam fragilidade da atenção ao menor, sinalizando assim um percurso a ser alcançado, através da articulação entre os diversos níveis de atenção em saúde, a começar pelo planejamento de ações voltadas para a necessidade de cada território e da organização do processo de trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde da família. Surgiu então a proposta de realizar o evento que foi denominado pela Atenção Básica desse município de “SEMANA DO PESO”.

Foi bastante desafiador propor um evento desse porte sem ter a certeza da adesão dos profissionais de saúde e se teria êxito com a população. O que foi surpreendente, pois após as reuniões realizadas houve comprometimento de todos os profissionais – em especial os enfermeiros – que colaboraram para o sucesso do evento que passou a integrar a agenda de eventos do município. E após a introdução da primeira “Semana do Peso” a adesão das famílias no acompanhamento das crianças e o entendimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família foi surpreendente, o que estimulou o aprimoramento do programa fazendo com que também fosse integrada a ele as Secretarias de Educação e Assistência Social. Percebe-se que um projeto que não requer grandes investimentos financeiros pode impactar positivamente diversos setores – comunidade, saúde, educação, assistência social.Sabendo da importância de atividades intersetorias e com objetivo de aprimorar o projeto, ocorreu no ano de 2013 o convite às secretarias de Educação e Assistência Social para integrarem ao evento. Após a articulação com as Secretarias o projeto que agora é denominado como “EUNAFITA” acontece duas vezes ao ano com parceria das três Secretarias.

Principal

Alessandra Carvalhode Souza

saúde.eunapolis@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Eunápolis

Bahia

Nordeste

Instituição

RUA ARQUIMEDES MARTINS, S/N, CENTAURO.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Alessandra Carvalhode Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
1º Cadastro de Pessoas com Doença Falciforme do Distrito Federal
Distrito Federal
Práticas
Exposição dengue: uma exposição interativa
Rio de Janeiro
Práticas
O Enfermeiro Está Apto para Exercer o Cuidado Paliativo Logo Após a Formação , ou Necessita de Especialização?
Minas Gerais
Práticas
“Cuidando de Quem Cuida em Tempos de Covid-19”
Santa Catarina
Práticas
Análise da Situação Alimentar da Comunidade Escolar Durante a Pandemia
Rio de Janeiro
Práticas
Atividades Coletivas no Período da Pandemia da Covid-19.
Rio de Janeiro
Práticas
Desafios da Pandemia: Relato de Experiência na Transformação do Cuidado em Saúde Mental em Carmo, Pequena Cidade do Interior do Rio de Janeiro.
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde Através do Teatro
Rio de Janeiro
Práticas
Grupo Dançando Saúde
Rio de Janeiro
Práticas
Vida na medida certa
Minas Gerais