Olá,

Visitante

SUSdance Perus – Saúde e Qualidade de Vida Aos Jovens de Perus

A partir da elaboração do PES (Planejamento Estratégico Situacional) no ano de 2014, através da Supervisão de Saúde de Pirituba/Perus, no Município de São Paulo, foram apontados importantes problemas de saúde e sociais na região de Perus, que são: elevada incidência do uso de substâncias psicoativas pelos jovens, elevada incidência de transtornos mentais (depressão e ansiedade), e também da mortalidade infantil. Partindo deste cenário e sabendo da ligação direta e indireta destes problemas com os adolescentes, surge a necessidade da criação de ações de intervenção para esse público. Assim, nos utilizamos do espaço do Programa Saúde na Escola (PSE), para abordar os jovens de uma forma inovadora e lúdica, com palestras educativas e dinâmicas motivacionais com os alunos das escolas do bairro, abordando os temas: liberdade, coragem, meio ambiente, “tamojunto” e projeto de vida. Para a aproximação da equipe aos jovens, foi promovido um concurso de dança de rua “break” entre todas as escolas do bairro inscritas, que desencadeou em um grande evento social, envolvendo as secretarias da saúde, educação, cultura, subprefeitura e a comunidade, sendo conhecido como “SUSDance Perus”.O SUSDance teve por objetivo a conscientização dos jovens, tendo em vista um trabalho intersecretarial (saúde, educação, cultura e subprefeitura), promovendo e incentivando um novo estilo de vida com qualidade e saúde, com a realização de palestras nas 14 escolas municipais e estaduais, de ensinos fundamental II e médio, seguidas de um concurso de dança de rua entre essas escolas do bairro de Perus.O projeto teve seu início em setembro de 2014, as palestras realizadas no primeiro semestre de 2015 e o evento realizado em 21 de junho de 2015. Entretanto, o Susdance não terminou, dando continuidade no Programa Saúde na Escola e neste ano de 2016 iniciando as atividades primeiro com os professores.

Identificação dos problemas de saúde e sociais na região de Perus, que são: elevada incidência do uso de substâncias psicoativas pelos jovens, elevada incidência de transtornos mentais (depressão e ansiedade), e também da mortalidade infantil, surge a necessidade da criação de ações de intervenção para esse público.

Devido o “SUSDance Perus” ser considerado um sucesso, tanto pelos organizadores, quanto pela comunidade, com a participação das escolas do bairro e o grande número de alunos envolvidos desde seu início, até o dia do evento, este ano conforme a necessidade do nosso território, iniciamos nossas atividades preparando o dia da Saúde do Professor, que será realizada com todos os professores interessados das 14 escolas da nossa região, para posteriormente, no segundo semestre, dar seguimento nas palestras com os jovens em parceria com os professores, temos grande expectativa que seja o mesmo sucesso anterior.

Principal

Nara Palatini Luccas, Felipe Cardim Gomes da Silva, Oswaldo de Souza Junior, Igor Wilson de Souza, João Vitor Alves dos Santos, Fabio de Brito Braga.

ubsrecantodoshumildes.adm@spdm-pais.org.br

A prática foi aplicada em

São Paulo

São Paulo

Sudeste

Instituição

RUA GENERAL JARDIM, 36 - VILA BUARQUE

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Nara Palatini Luccas, Felipe Cardim Gomes da Silva, Oswaldo de Souza Junior, Igor Wilson de Souza, João Vitor Alves dos Santos, Fabio de Brito Braga.

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 out 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba