Olá,

Visitante

Super Ação Kids : a Importância da Interlocução da Rede de Atenção Primária a Saúde para Atingir as Metas de Imunização

Categoria não especificada

Em razão das baixas coberturas vacinais a nível nacional e o grande risco do retorno de doenças erradicadas, visando a condição do nosso território tornou se necessário a criação de uma ação coletiva voltada a saúde da criança. Com objetivo de atingir metas dentro da imunização , Sisvan , Bolsa família e Vitamina A, foi criado um dia intitulado como Super Ação Kids para que os responsáveis levassem as crianças neste dia especifico de atendimento apenas para elas. Esse projeto já teve duas edições e teve uma média de 800 atendimentos em cada edição. A estratégia usada para o maior alcance da população foi realizar aos sábados em horários ampliados e locais de fácil acesso abrangendo todas as áreas das unidades de saúde. Houve atrativos como : brinquedos (cama elástica infantil), distribuição de pipoca, doces, e pintura facial. Neste dia são coletados dados de peso e estatura em crianças de 0 a 7 anos para os programas Sisvan e Bolsa família, Administração de Vitamina A em crianças de 6 meses a menores 5 anos e Atualização da caderneta vacinal de 0 a 5 anos de todas as vacinas do calendário infantil. É realizada semestralmente a fim de cumprimento dos agendamentos da suplementação, vigências de pesagem e atender em tempo hábil o alcance das metas vacinais. Tivemos como resultado uma ótima adesão da população que se preocupou em participar do evento proposto, foram alcançadas crianças que estavam com atraso vacinal e identificadas através da busca ativa nominal. Observamos que a implementação da Vitamina A desta forma foi bem aceita e procurada pela população, em oportunidade a ação obtivemos bons resultados nas metas das avaliações antropométricas. Pela grande aceitação da população a esta ação concluímos que é viável que seja inserida no planejamento anual de ações da gerência de saúde do município e assim fornecer uma saúde de forma integral as crianças.

Os desafios encontrados durante o processo de trabalho é a falta de interesse pessoal ao cumprimento do calendário vacinal de acordo com tempo necessário. A pandemia contribuiu muito para essa falta de relevância as outras vacinas do calendário, por medo de ir até o local e até mesmo a desacreditação dos imunizantes. Estamos enfrentando os reflexos com a desinformação sobre vacinas, com grande impacto na hesitação vacinal da população através das falsas informações disseminas por vários meios de comunicação.

Para fortalecer as ações de imunização as estratégias observadas a executar, são as de melhoria ao acesso aos imunizantes através de ampliação de horário de atendimento , plantões , locais centralizados, vacinação extramuros diretamente ao público alvo, busca ativa nominal em parceria com os agentes comunitários de saúde, ações atrativas com o diferencial da implementação do programa nacional de suplementação de vitamina A no município. São essas estratégias que chamam a atenção do público contribuindo no alcance de metas de forma integral da saúde da criança.

Observamos que os desafios são grandes para recuperarmos novamente as altas coberturas vacinais , e possivelmente a erradicação de doenças que as vacinas protege. Precisamos recuperar a confiabilidade da população nesses imunizantes , e passar de forma consciente a importância das vacinas , levar a serio os prazos estabelecidos aos retornos e cumprimento do calendário , os profissionais de saúde tem um papel extremamente importante durante esse processo, esclarecer duvidas , dar atenção a queixa e ao medo e passar informações de forma clara, coerentes e corretas desmistificando falsas informações durante as consultas . Sendo assim passar credibilidade e conquistar novamente a confiança.

Principal

Jessica dos santos silva

Coautores

LAIRA ROCHA MARTINS

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro