Em razão das baixas coberturas vacinais a nível nacional e o grande risco do retorno de doenças erradicadas, visando a condição do nosso território tornou se necessário a criação de uma ação coletiva voltada a saúde da criança. Com objetivo de atingir metas dentro da imunização , Sisvan , Bolsa família e Vitamina A, foi criado um dia intitulado como Super Ação Kids para que os responsáveis levassem as crianças neste dia especifico de atendimento apenas para elas. Esse projeto já teve duas edições e teve uma média de 800 atendimentos em cada edição. A estratégia usada para o maior alcance da população foi realizar aos sábados em horários ampliados e locais de fácil acesso abrangendo todas as áreas das unidades de saúde. Houve atrativos como : brinquedos (cama elástica infantil), distribuição de pipoca, doces, e pintura facial. Neste dia são coletados dados de peso e estatura em crianças de 0 a 7 anos para os programas Sisvan e Bolsa família, Administração de Vitamina A em crianças de 6 meses a menores 5 anos e Atualização da caderneta vacinal de 0 a 5 anos de todas as vacinas do calendário infantil. É realizada semestralmente a fim de cumprimento dos agendamentos da suplementação, vigências de pesagem e atender em tempo hábil o alcance das metas vacinais. Tivemos como resultado uma ótima adesão da população que se preocupou em participar do evento proposto, foram alcançadas crianças que estavam com atraso vacinal e identificadas através da busca ativa nominal. Observamos que a implementação da Vitamina A desta forma foi bem aceita e procurada pela população, em oportunidade a ação obtivemos bons resultados nas metas das avaliações antropométricas. Pela grande aceitação da população a esta ação concluímos que é viável que seja inserida no planejamento anual de ações da gerência de saúde do município e assim fornecer uma saúde de forma integral as crianças.
Os desafios encontrados durante o processo de trabalho é a falta de interesse pessoal ao cumprimento do calendário vacinal de acordo com tempo necessário. A pandemia contribuiu muito para essa falta de relevância as outras vacinas do calendário, por medo de ir até o local e até mesmo a desacreditação dos imunizantes. Estamos enfrentando os reflexos com a desinformação sobre vacinas, com grande impacto na hesitação vacinal da população através das falsas informações disseminas por vários meios de comunicação.
Para fortalecer as ações de imunização as estratégias observadas a executar, são as de melhoria ao acesso aos imunizantes através de ampliação de horário de atendimento , plantões , locais centralizados, vacinação extramuros diretamente ao público alvo, busca ativa nominal em parceria com os agentes comunitários de saúde, ações atrativas com o diferencial da implementação do programa nacional de suplementação de vitamina A no município. São essas estratégias que chamam a atenção do público contribuindo no alcance de metas de forma integral da saúde da criança.
Observamos que os desafios são grandes para recuperarmos novamente as altas coberturas vacinais , e possivelmente a erradicação de doenças que as vacinas protege. Precisamos recuperar a confiabilidade da população nesses imunizantes , e passar de forma consciente a importância das vacinas , levar a serio os prazos estabelecidos aos retornos e cumprimento do calendário , os profissionais de saúde tem um papel extremamente importante durante esse processo, esclarecer duvidas , dar atenção a queixa e ao medo e passar informações de forma clara, coerentes e corretas desmistificando falsas informações durante as consultas . Sendo assim passar credibilidade e conquistar novamente a confiança.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO