Olá,

Visitante

Serviço Alô Caxias

O Serviço Alô, Caxias disponibiliza um canal direto de acesso à Prefeitura Municipal, permitindo que o munícipe encaminhe seu pedido de informação ou serviços, sem deslocar-se às diversas unidades administrativas. As solicitações por telefone são recebidas de segunda a sexta-feira, durante o horário comercial, e as registradas no endereço eletrônico podem ser feitas a qualquer horário, do dia ou da noite. Todas as solicitações são registradas, organizadas e distribuídas às diversas secretarias, com prazo de retorno para o gerenciador do Sistema Alô, Caxias. O resultado de cada encaminhamento é informado ao cidadão, sempre que este se identifica e deixa telefones para contato ou, então, sempre que é informado o número do protocolo. A implantação do Serviço Alô, Caxias contribuiu para agilizar o atendimento do cidadão, facilitando o acesso do mesmo com a Administração Municipal e desta com aquele, superando-se algumas etapas do processo burocrático estatal. Além disso, fortalece o exercício da cidadania, pois a rapidez no atendimento a pedido de informações ou prestações de serviços do cidadão faz crescer o sentimento de pertencimento e responsabilidade pela sua comunidade.

O município de Caxias do Sul está localizado na Serra Gaúcha, na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e possui uma população estimada de 480 mil habitantes, superada apenas por Porto Alegre. A cidade de Caxias do Sul é, atualmente, a maior cidade do interior gaúcho e continua atraindo pessoas que buscam melhores condições de trabalho, educação e qualidade de vida, devido ao seu potencial econômico, alicerçado na pequena propriedade rural, na indústria, comércio e prestação de serviços, além do que a circulação de turistas é intensa, em todas as épocas do ano. A Prefeitura de Caxias do Sul possui 5.500 servidores públicos distribuídos em 19 secretarias municipais, para administrar o perímetro urbano e a área rural, estes divididos em quatro regiões administrativas e seis distritos com suas respectivas coordenadorias e subprefeituras. As demandas dos munícipes encaminhadas à Administração Municipal acontecem presencialmente, por telefone e por escrito, nos guichês de atendimento ao público. O volume de pedidos por informações e prestações de serviços nos setores de protocolo geram filas de espera, demora no atendimento individual, quantidade de processos administrativos, trâmite demorado destes pelos setores internos e, como consequência, demora para responder/atender à necessidade do munícipe.Com o intuito de minimizar este cenário e usando os recursos das Tecnologias de Informação, foi implementado o Serviço Alô, Caxias. Inicialmente por telefone e, mais tarde, através de formulário específico no site da Prefeitura, este serviço permite que o interessado registre seu pedido sem ter que dirigir-se aos guichês de atendimento, no dia, local e horário convenientes. Ao fazer isso, recebe uma senha para acompanhar o fluxo do processo administrativo, até sua conclusão.

Principal

Marisa Paganin Zaccani

A prática foi aplicada em

Caxias do Sul

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marisa Paganin Zaccani

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Consultório na Rua: Vivenciado uma Gestão Participativa e Significativa para o Cuidado de Pessoas em Situação de Rua
Bahia