Com a pandemia de covid-19, a partir do ano de 2020, o trabalho do profissional nutricionista na Atenção Primária a Saúde (APS) no município de Itapema, atuando em um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) teve que ser repensado e reorganizado devido à impossibilidade de permanecer dentro das unidades de saúde executando as atividades habituais como grupos de educação em saúde, atendimentos individuais e coletivos, apoio matricial as equipes de saúde, visitas domiciliares com agentes comunitário de saúde (ACS), salas de espera.
Falta de acesso ao atendimento nutricional durante a pandemia, para usuários do SUS que necessitem mudar seus hábitos alimentares. O objetivo desse relato é demonstrar que é possível realizar um atendimento nutricional de qualidade a usuários do SUS através do uso de um popular aplicativo de mensagens, incentivando a mudança de hábitos e realizando um acompanhamento até mais abrangente que as consultas presenciais.
Observa-se que a maior parte das respostas foi positiva sobre essa modalidade de atendimento. O foco desses atendimentos é a mudança de hábitos alimentares através da educação nutricional e isso é feito com sucesso independente da distancia. É um excelente recurso a ser utilizado, é o futuro dos atendimentos, mantém um vinculo maior e mais sólido entre profissional e usuário, o usuário se sente mais acolhido, sem esperar muito tempo para sanar dúvidas e ter contato com o profissional. Além de se ter mais recursos visuais, como fotos e vídeos com imagens ilustrativas sobre alimentação saudável reduzindo até mesmo gastos com atendimentos presenciais como impressão, papel, material educativo, menos acumulo de lixo e mais tempo para atender um numero maior de famílias.
Rua 109 A - Canto da Praia, Itapema - SC, Brasil
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