O curso tem como objetivo empoderar as mulheres no âmbito das relações de trabalho de forma a impulsionar iniciativas que fortaleçam sua autonomia econômica, considerando as questões de gênero e direcionar as mulheres para o setor produtivo, estimulando o investimento em iniciativas de negócios individuais e associações com produtos a partir de plantas medicinais.
O uso de ervas medicinais pela comunidade com a carência de orientação científica que agregasse o valor cultural ao valor acadêmico de forma a produzir o uso consciente das plantas medicinais da região. Como pano de fundo, foi abordada a questão de gênero e empreendorismo, fazendo com que as oficinas fossem uma orientação para mulheres vetores no combate à violência doméstica. O curso foi uma ação pública da Prefeitura de Teresópolis e ministrado na Escola Agrícola de Venda Nova após concurso público para que fossem oferecidos vários cursos, entre eles o de ervas medicinais o qual conquistei a vaga para ministrar e foi uma experiência de troca incrível dado o conhecimento popular que as mulheres traziam sobre as plantas locais.
Esta prática como políticas públicas no combate à violência tem alcance efetivo dado o grande preconceito que faz com que alguns homens dificultem acesso das companheiras à informação para manter a dependência.
Teresópolis, RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO