Olá,

Visitante

Saúde da Mulher na Atenção Primária: Estratégias para Promoção da Saúde e Rastreamento de Doenças

Com 29.802 habitantes , 10 Unidades de Saúde da Família e 4 Unidades Complementares (em comunidades distantes) distribuídas por todo seu extenso território, o município de Piraí-RJ se destaca na Região Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro pela estabilidade da Gestão na Saúde e por ter a Atenção Primária com equipes completas, vínculos empregatícios fortes , processo de trabalho e de avaliação estruturados e cobertura de 100% há mais de 20 anos. Piraí destacou-se ainda no ano 2021 com a maior nota do Programa PREVINE BRASIL que dentre 6 indicadores, 3 relacionam-se com a Saúde da Mulher. A partir do monitoramento regular e análise dos indicadores por USF e após planejamento conjunto entre equipes do nível central e ESF, foram desenvolvidas na APS nos anos 2021 e 2022, ações de intensificação do rastreamento de câncer de colo do útero e mama e ações de promoção da saúde no mês de março, estratégia intitulada Mês da Mulher, complementar ao Outubro Rosa porém com foco mais ampliado. Ocorreu ampliação das vagas para atendimento, rodas de Conversa com usuárias, rodas de Conversa com funcionárias , confecção de murais educativas, uso das mídias sociais e início do Projeto Carta- Convite para captação de mulheres não cobertas, ampliação das testagens para sífilis, HIV e hepatites e divulgação do Programa de Tabagismo.

baixas coberturas de exames de rastreamento do câncer de colo do útero e mama , descontinuidade de ações de promoção da saúde da mulher no periodo da pandemia covid19, mulheres com exames de rastreamento sem realização há muitos anos, diferentes realidades sócio-culturais dos territórios adscritos das USF demandando por estratégias de cuidado

A estratégia de intensificação de ações voltadas para a Saúde da Mulher em meses específicos acompanhando a movimentação cultural e comunicação social das datas comemorativas melhora o vínculo das usuárias às USF, favorece a ampliação do rastreamento do câncer de colo do útero e mama, mobiliza as equipes para o cuidado do usuário e para o autocuidado assim como aproxima ainda mais as equipes da gestão das equipes de saúde da família no conhecimento das necessidades de saúde, planejamento e qualificação do cuidado. Tais ações estão previstas no Plano Municipal de Saúde para o próximo quadriênio e devem ser cada vez mais aprimoradas a partir da avaliação das equipes , dos usuários e do Conselho Municipal de Saúde.

Principal

Julliana Souza Leandro

jullianaleandro@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Moacyr Barbosa 53 Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Julliana Souza Leandro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

08 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Estratificação de Risco em Condições Crônicas Prioritárias (Has,Dm,Drc, Gestantes e Crianças 0-24 Meses) em uma Unidade Básica de Saúde no Município de Manaus -Amazonas.
Amazonas
Práticas
“Rede Saúde Manauara e Projeto Conheça Sua Unidade: uma Experiência de Acolhimento na Perspectiva da Política de Humanização Realizada na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Ivone Lima dos Santos em Ma
Amazonas
Práticas
Samu e Unidade Basica de Saúde – uma Parceria Que Deu Certo em Taboao da Serra
São Paulo
Práticas
Programa Língua Livre: Um Diferencial em Anquiloglossia de Bebês no Município de Linhares-Es
Rio de Janeiro
Práticas
A Construção do Fluxo de Atendimento de Crianças e Adolescentes Que Vivem com Hiv/Aids : a Experiência da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Maria, Rs.
Rio Grande do Sul
Práticas
Governança Assistencial em Um Hospital Focado no Atendimento Aos Casos de Curta Permanência: o Protagonismo do Hospital de Pronto-Socorro de Canoas para a organização da Rue e Articulação com a Ras.
Rio Grande do Sul
Práticas
Campanhas de Saúde do Homem. uma Experiência de Inclusão Através do Estímulo Feminino
Paraná
Práticas
Projeto Territórios e Suas Contribuições para Atenção ao Usuário Hipertenso: a Ótica do Cuidar/Cuidado de Enfermagem
Bahia
Práticas
Juazeiro-Ba na Corrida pela Conquista dos Selos Unicef e Abrinq: Mudando a Vida de Crianças e Adolescentes
Bahia
Práticas
Resgatando a Qualidade de Vida de Pacientes com Patologias Crônicas da Coluna Vertebral Através da Auto-Estima e de Exercícios em Grupo
Santa Catarina