Olá,

Visitante

Saúde Bucal: uma Abordagem Multidisciplinar e Transversal no Programa Saúde na Escola

O presente trabalho foi desenvolvido por a Equipe de Saúde Bucal da Estratégia de Saúde da Família I, em Rio do Campo, município do interior do Alto Vale do Itajaí, envolveu crianças e adolescentes das Instituições de Ensino da zona urbana da cidade. Foi desenvolvida nos anos de 2014 a 2019 durante o ano letivo dos referidos anos. A Equipe percebeu a demanda odontológica de crianças em período escolar, com o desenvolvimento de doenças bucais que poderiam estar relacionadas a práticas alimentares familiares.A partir dessa constatação, entendeu-se a necessidade de desenvolver um trabalho de orientação para uma alimentação saudável e adequada. Com o objetivo de promover a saúde bucal através da educação alimentar e nutricional, realizou-se a abordagem com metodologias ativas, possibilitando que as pessoas envolvidas na formação da criança – familiares ou responsáveis, professores e outros trabalhadores da educação inseridos no espaço escolar – tenham entendimento dessa questão e se engajem na busca da saúde das crianças e adolescentes.Por isso, buscou-se trabalhar o tema a partir do Programa Saúde na Escola, pois a escola é o lugar ideal para o desenvolvimento de atitudes e valores que objetivam a promoção de saúde e de qualidade de vida. É fundamental que todos os profissionais envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem estejam engajados na promoção da alimentação saudável e adequada, para que se tenha uma linha de cuidado integral à saúde da criança.As atividades começaram a ser realizadas no início do ano com palestra para professores, pais cujo o tema central abordava a Alimentação Saudável relacionada à Saúde Bucal.Já os profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação também receberam uma capacitação que tinha como objetivo obter o engajamento dessas pessoas, para que reconhecessem seu papel na orientação das crianças para a nutrição saudável, não só na elaboração de pratos saborosos, mas também no zelo do preparo para que fossem alimentos atraentes para as crianças.Para além disso, com os alunos, propôs-se intervenção de forma lúdica e descontraída, propunha a interação, sociabilização e aprendizagens. Nestes processos foi desde o preparo dos alimentos, até participação dos teatros, isso produz envolvimento que contribui muito para o engajamento dos pequenos na causa.

Promover a educação em saúde, por meio da formação de hábitos alimentares nutritivos evidenciando a importância desses na manutenção da saúde bucal.Desenvolver hábitos alimentares favoráveis ao crescimento e ao desenvolvimento.Sensibilizar os pais, professores e alunos sobre a condução de uma alimentação saúdavel. Incentivar as crianças a descobrir as características dos alimentos.Incluir a multidisciplinalidade e a transversalidade nas atividades entre saúde e escola. Capacitar os profissionais responsáveis pelo preparo da alimentação nas instituições de ensino, a promover na criança o interesse pela nutrição saudável através da valorização da aparência do preparo dos alimentos tornando-os atraentes.Reconhecer a relação entre uma alimentação equilibrada e a boa saúde bucal.Valorizar o potencial humano fazendo com que as crianças participem das atividades educativas propostas.

O ensino de Saúde é um desafio para garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos. É preciso educar para a saúde levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes no dia a dia da escola. Por isso, questões ligadas à Saúde Bucal ganham espaço no currículo escolar por meio da transversalidade. O projeto desenvolveu-se com o objetivo de promover ações de saúde no âmbito escolar integrando pais e colaboradores da educação visando melhoria na qualidade da alimentação dos escolares. Atividades lúdicas e prazerosas para as crianças, tais como contações e dramatizações de histórias, músicas sobre higiene oral com melodias do folclore brasileiro e teatro de fantoches ganham sua importância nesse contexto educativo. A parceria educação e saúde é fundamental para o cuidado integral da criança.. Os espaços e tempos de interação e de aprendizagem se multiplicam e são potencializados pelos diversos atores sociais, para além do espaço familiar, cujos hábitos de consumo e de alimentação, muitas vezes, também passam a ser questionados pelas próprias crianças.

Principal

Maria Angélica Lucca

lucca.ma71@gmail.com

A prática foi aplicada em

Rio do Campo

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua 29 de dezembro,70

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria Angélica Lucca

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

11 jun 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
“Projeto Comunidade em Movimento” Voltado para a População das Comunidades Abrangentes
Paraíba
Práticas
Mais Saúde-Cuidados para Corpo e Alma
Paraíba
Práticas
Reciclar para Exercitar
Paraíba
Práticas
Grupo de Mulheres Saúde em Foco: Não é Sobre o Que Se Perde, Mas Sobre a Vida Que Se Ganha
Paraíba
Práticas
Projeto Cuidados no Lar
Goiás
Práticas
Academia Viva – projeto apresentado na III Mostra da Saúde da Família em 2008 com o nome Cidade Viva
Minas Gerais
Práticas
Caravana da Saúde: um jeito diferente de ofertar acesso à saúde à população do campo
Paraná
Práticas
I Encontro Saúde e Comunidade
Rio de Janeiro
Práticas
Resiliência e Promoção da Saúde: As Percepções e Práticas de Profissionais de Saúde da Estratégia Saúde da Família na Atuação com Crianças, Adolescentes e Suas Famílias
Rio de Janeiro