Olá,

Visitante

Saindo das Sombras – da Notificação À Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental

ObjetivoPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.MetodologiaPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.

No início de 2017, associando as recomendações da Organização Mundial da Saúde ao aumento do número de notificações de suicídios e tentativas de suicídio da população de Seara SC, a enfermeira da vigilância epidemiológica solicitou aos profissionais de saúde mental que elaborassem um trabalho de prevenção ao comportamento suicida. O plano de ação foi baseado no fato de que os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com intervenções de baixo custo. Ampliando o escopo, ações de prevenção e promoção de saúde também foram planejadas. Em consenso entendeu-se a necessidade primária de capacitar os serviços de saúde para reconhecer os sinais e sintomas característicos do comportamento suicida, agir enquanto há tempo e também elaborar um fluxograma de atendimento para esses casos. Nos momentos seguintes, após capacitação das equipes, as ações foram focadas para a população em geral, para que também fique atenta ao comportamento de pessoas a sua volta e ao seu próprio comportamento.MetodologiaPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.

Realizar ações de prevenção ao comportamento suicida não nos possibilita necessariamente poder contabilizar quantitativamente quantas vidas foram ou serão salvas, e também quantas de fato aprimoraram a qualidade de vida e bem estar com as ações de promoção de saúde mental. No que se refere aos profissionais de saúde foi possível identificar a satisfação ao realizar ações de prevenção e ampliar as possibilidades de atuação, além de ter despertado o sentimento de equipe. Outro resultado que foi possível perceber foi a desmistificação do tema, com a população e os profissionais falando abertamente sobre o tema suicídio e sensibilizados com a importância da promoção de saúde mental. Saímos das sombras!

Principal

Josiane Savoldi Bressan

A prática foi aplicada em

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Seara

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jul 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Um olhar Sobre os Acumuladores no Território de São Miguel Paulista, no Desafio de Um Trabalho Multiprofissional Intersetorial, Visando À Atenção Integral.
São Paulo
Práticas
Matriciamento em Saúde Mental na Atenção Básica
Maranhão
Práticas
Caravana Assistência Farmacêutica: perfil epidemiológico dos usuários assistidos pelo programa de saúde mental do município de Joaquim Nabuco (PE)
Pernambuco
Práticas
A Auto Medicação de Psicotrópicos na Comunidade de São Bentinho – Pb
Paraíba
Práticas
Horta Posto 11
Rio de Janeiro
Práticas
Pais Como Co-Terapeuta das Crianças Assistidas no Programa de Atenção a Saúde Mental – Paps
Bahia
Práticas
” Loucos por Bola”
Paraíba
Práticas
Relato de experiência na formação de profissionais em saúde mental em Macaíba (RN)
Rio Grande do Norte
Práticas
A Construção Coletiva Virtual da Gestão Autônoma de Medicação em Tempos de Pandemia
Bahia
Práticas
O Natal é melhor em Casa
Sergipe