Olá,

Visitante

Saindo das Sombras – da Notificação À Prevenção do Suicídio e Promoção de Saúde Mental

ObjetivoPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.MetodologiaPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.

No início de 2017, associando as recomendações da Organização Mundial da Saúde ao aumento do número de notificações de suicídios e tentativas de suicídio da população de Seara SC, a enfermeira da vigilância epidemiológica solicitou aos profissionais de saúde mental que elaborassem um trabalho de prevenção ao comportamento suicida. O plano de ação foi baseado no fato de que os suicídios podem ser evitados em tempo oportuno, com intervenções de baixo custo. Ampliando o escopo, ações de prevenção e promoção de saúde também foram planejadas. Em consenso entendeu-se a necessidade primária de capacitar os serviços de saúde para reconhecer os sinais e sintomas característicos do comportamento suicida, agir enquanto há tempo e também elaborar um fluxograma de atendimento para esses casos. Nos momentos seguintes, após capacitação das equipes, as ações foram focadas para a população em geral, para que também fique atenta ao comportamento de pessoas a sua volta e ao seu próprio comportamento.MetodologiaPrevenir a ocorrência de óbitos por suicídio no município de Seara através de capacitações das equipes de saúde, elaboração de fluxograma de atendimento e ações efetivas de promoção de saúde mental para a população.

Realizar ações de prevenção ao comportamento suicida não nos possibilita necessariamente poder contabilizar quantitativamente quantas vidas foram ou serão salvas, e também quantas de fato aprimoraram a qualidade de vida e bem estar com as ações de promoção de saúde mental. No que se refere aos profissionais de saúde foi possível identificar a satisfação ao realizar ações de prevenção e ampliar as possibilidades de atuação, além de ter despertado o sentimento de equipe. Outro resultado que foi possível perceber foi a desmistificação do tema, com a população e os profissionais falando abertamente sobre o tema suicídio e sensibilizados com a importância da promoção de saúde mental. Saímos das sombras!

Principal

Josiane Savoldi Bressan

A prática foi aplicada em

Santa Catarina

Sul

Instituição

Seara

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jul 2020

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
A importância do trabalho em rede para a efetivação da reinserção social aos dependentes químicos enquanto sujeitos de direitos: observações acerca do eixo reinserção social no Centro de Acolhimento e Atenção Integral Sobre Drogas do município de Cachoeiro de Itapemirim (ES)
Espírito Santo
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Explorando as possibilidades: atividade aquática no tratamento de TEA no município de Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Inovação do cuidado em saúde mental no município de São José do Sabugi-PB a partir da prática.
Paraíba
Práticas
Em boas mãos: valorização dos profissionais de saúde e os impactos na proatividade em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Protocolo de passagem de plantão no serviço residencial terapêutico: um relato de experiência
Paraíba
Práticas
Ressignificando vidas através das artes manuais: uma vivência do CAPS I Umbuzeiro-PB
Paraíba