Olá,

Visitante

Resgatando e acolhendo os sorrisos especiais: um novo conceito no atendimento odontológico dos pacientes neuropsicomotores no município de Itabaiana

Os pacientes neuropsicomotores (DNPM) apresentam desvios que comprometem o tratamento odontológico adequado. A saúde bucal envolve muito mais do que os dentes, e quando em harmonia são importantes para as funções de mastigação, fonação e deglutição. como ficam os pacientes DNPM em um contexto de desamparo hospitalar? Apresentando doenças bucais que atingem os dentes, são pessoas que não têm habilidade para realizar uma higiene oral satisfatória, e muitas vezes não permitem que outros a realizem ou façam de maneira adequada. o tratamento odontológico desses pacientes exige um maior tempo nas sessões, além de necessitar: preparação, técnica, paciência e humanização do dentista. Portanto, é necessário o Projeto Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um novo conceito no atendimento Odontológico dos pacientes DNPM em Itabaiana (PB), possibilitando a essa população a continuidade do atendimento odontológico no nível de prevenção ambulatorial, domiciliar e hospitalar.

Realizar educação permanente da USF (Unidade de Saúde da Família) e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) na importância do atendimento odontológico ao DNPM. Específicos: incentivar a busca ativa ao DNPM em Itabaiana Orientar pais/cuidadores para Inicialmente houve a capacitação dos ACS e profissionais do CAPS onde foi explanado o projeto, orientando sobre a importância dos cuidados e busca ativa, logo após houve o atendimento domiciliar pelo dentista da USF e encaminhamento para atendimento no CEO. O atendimento é dividido em três partes: visita domiciliar; oferecer orientação sobre a higienização bucal, dieta e entrega de kits de higiene bucal. Ambulatorial: é realizado o exame clínico com avaliação e planejamento das necessidades do paciente. Âmbito Hospitalar: Quando o paciente não permite o atendimento após várias tentativas, é realizado planejamento multiprofissional e atendimento no Hospital Regional do próprio município.

Durante os 2 anos do projeto houve o atendimento ambulatorial de 150 DNPM, realizadas 3 cirurgias em âmbito Hospitalar, além das visitas domiciliares que são realizadas periodicamente pela equipe de dentistas da USF do município. De acordo com a avaliação dos familiares 75% já tinham sido levados a outros locais de atendimento e não tinham conseguido realizar nenhum tipo de procedimento que observou a melhoria na prevenção e controle da saúde bucal, fortalecendo o vínculo paciente/família/equipe de saúde bucal, sensibilização e envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, conhecimento teórico, para o manejo e responsabilidade para promover a saúde bucal dos pacientes DNPM. Observou-se fortalecimento de vínculo entre paciente/família/equipe odontológica onde os pacientes assistidos pelo CAPS e pacientes encaminhados da USF permitiram o atendimento odontológico e de forma que, 70% encontram-se com tratamento concluído, observando-se uma melhoria e resolutividade no atendimento aos pacientes. O monitoramento é realizado por retornos regulares para combate das lesões que são observações clínicas essenciais.

Principal

Ana Karla Rodrigues Costa Araújo

dra.anakarlarodrigues@gmail.com

Coautores

Ana Karla Rodrigues Costa Araújo

A prática foi aplicada em

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Itabaiana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

R. Coronel Firmino Rodrigues, 26 - Centro, Itabaiana - PB

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Soraya Galdino De Araújo Lucena

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

17 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
REGULAÇÃO EM URGÊNCIA CARDIOVASCULAR FRENTE A REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE EM CAJAZEIRAS – PB
Paraíba
Práticas
Projeto Coração Forte: realização de exames de holter 24h (eletrocardiograma dinâmico), medição ambulatorial da pressão arterial em 24 (mapa 24h), eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), eletrocardiograma de repouso e ecocardiograma transtorácico no município de Belém do Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba.
Paraíba
Práticas
Triagem Multidisciplinar de TEA em Petrópolis: uma parceria necessária e significativa.
Rio de Janeiro
Práticas
Experiencia de Barra do Piraí no suporte as enfermidades cardiovasculares no leito de cuidados prolongados na rede de urgência e emergência do Médio Paraíba.
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores de excelência do HMSJ em doação de órgãos para transplante
Santa Catarina
1 / 71234567