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Resgatando e Acolhendo Os Sorrisos Especiais: um Novo Conceito no Atendimento Odontológico dos Pacientes Neuropsicomotores no Município de Itabaiana

Os Pacientes Neuropsicomotores (DNPM) apresentam desvios que comprometem o tratamento odontológico adequado. A saúde bucal envolve muito mais do que os dentes, e quando em harmonia são importantes para as funções de mastigação, fonação e deglutição. como ficam os pacientes DNPM em um contexto de desamparo hospitalar? Apresentando doenças bucais que atingem os dentes, são pessoas que não têm habilidade para realizar uma higiene oral satisfatória, e muitas vezes não permitem que outros a realizem ou façam de maneira adequada. o tratamento odontológico desses pacientes exige um maior tempo nas sessões, além de necessitar: preparação, técnica, paciência e humanização do dentista. Portanto, é necessário o Projeto Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um novo conceito no atendimento Odontológico dos pacientes DNPM em Itabaiana-PB, possibilitando a essa população a continuidade do atendimento odontológico no nível de prevenção ambulatorial, domiciliar e hospitalar.

Realizar educação permanente da USF (Unidade de Saúde da Família) e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) na importância do atendimento odontológico ao DNPM Específicos: Incentivar a busca ativa ao DNPM em Itabaiana Orientar pais/cuidadores para Inicialmente houve a capacitação dos ACS e profissionais do CAPS onde foi explanado o projeto, orientando sobre a importância dos cuidados e busca ativa, logo após houve o atendimento domiciliar pelo dentista da USF e encaminhamento para atendimento no CEO. o atendimento é dividido em três partes: Visita Domiciliar: oferecer orientação sobre a higienização bucal, dieta e entrega de kits de higiene bucal. Ambulatorial: é realizado o exame clínico com avaliação e planejamento das necessidades do paciente. Âmbito Hospitalar: Quando o paciente não permite o atendimento após várias tentativas, é realizado planejamento multiprofissional e atendimento no Hospital Regional do próprio município.

Durante os 2 anos do projeto houve o atendimento ambulatorial de 150 DNPM, realizadas 3 cirurgias em âmbito Hospitalar, além das visitas domiciliares que são realizadas periodicamente pela equipe de dentistas da USF do município. De acordo com a avaliação dos familiares 75% já tinham sido levados a outros locais de atendimento e não tinham conseguido realizar nenhum tipo de procedimento que observou a melhoria na prevenção e controle da saúde bucal, fortalecendo o vínculo Paciente/Família/Equipe de Saúde Bucal, sensibilização e envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, conhecimento teórico, para o manejo e responsabilidade para promover a saúde bucal dos pacientes DNPM.Observou-se fortalecimento de vínculo entre paciente/família/equipe odontológica onde os pacientes assistidos pelo CAPS e pacientes encaminhados da USF permitiram o atendimento odontológico e de forma que, 70% encontram-se com tratamento concluído, observando-se uma melhoria e resolutividade no atendimento aos pacientes. o Monitoramento é realizado por retornos regulares para combate das lesões que são observações clínicas essenciais.

Principal

Ana Karla Rodrigues Costa Araújo

dra.anakarlarodrigues@gmail.com

A prática foi aplicada em

Itabaiana

Paraíba

Nordeste

Instituição

R. Coronel Firmino Rodrigues,26, Centro Itabaiana-Pb

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Soraya Galdino De Araújo Lucena

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

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