Os pacientes neuropsicomotores (DNPM) apresentam desvios que comprometem o tratamento odontológico adequado. A saúde bucal envolve muito mais do que os dentes, e quando em harmonia são importantes para as funções de mastigação, fonação e deglutição. como ficam os pacientes DNPM em um contexto de desamparo hospitalar? Apresentando doenças bucais que atingem os dentes, são pessoas que não têm habilidade para realizar uma higiene oral satisfatória, e muitas vezes não permitem que outros a realizem ou façam de maneira adequada. o tratamento odontológico desses pacientes exige um maior tempo nas sessões, além de necessitar: preparação, técnica, paciência e humanização do dentista. Portanto, é necessário o Projeto Resgatando e Acolhendo os Sorrisos Especiais: Um novo conceito no atendimento Odontológico dos pacientes DNPM em Itabaiana (PB), possibilitando a essa população a continuidade do atendimento odontológico no nível de prevenção ambulatorial, domiciliar e hospitalar.
Realizar educação permanente da USF (Unidade de Saúde da Família) e CAPS (Centro de Assistência Psicossocial) na importância do atendimento odontológico ao DNPM. Específicos: incentivar a busca ativa ao DNPM em Itabaiana Orientar pais/cuidadores para Inicialmente houve a capacitação dos ACS e profissionais do CAPS onde foi explanado o projeto, orientando sobre a importância dos cuidados e busca ativa, logo após houve o atendimento domiciliar pelo dentista da USF e encaminhamento para atendimento no CEO. O atendimento é dividido em três partes: visita domiciliar; oferecer orientação sobre a higienização bucal, dieta e entrega de kits de higiene bucal. Ambulatorial: é realizado o exame clínico com avaliação e planejamento das necessidades do paciente. Âmbito Hospitalar: Quando o paciente não permite o atendimento após várias tentativas, é realizado planejamento multiprofissional e atendimento no Hospital Regional do próprio município.
Durante os 2 anos do projeto houve o atendimento ambulatorial de 150 DNPM, realizadas 3 cirurgias em âmbito Hospitalar, além das visitas domiciliares que são realizadas periodicamente pela equipe de dentistas da USF do município. De acordo com a avaliação dos familiares 75% já tinham sido levados a outros locais de atendimento e não tinham conseguido realizar nenhum tipo de procedimento que observou a melhoria na prevenção e controle da saúde bucal, fortalecendo o vínculo paciente/família/equipe de saúde bucal, sensibilização e envolvimento dos profissionais de saúde no desenvolvimento de habilidades técnicas e interpessoais, conhecimento teórico, para o manejo e responsabilidade para promover a saúde bucal dos pacientes DNPM. Observou-se fortalecimento de vínculo entre paciente/família/equipe odontológica onde os pacientes assistidos pelo CAPS e pacientes encaminhados da USF permitiram o atendimento odontológico e de forma que, 70% encontram-se com tratamento concluído, observando-se uma melhoria e resolutividade no atendimento aos pacientes. O monitoramento é realizado por retornos regulares para combate das lesões que são observações clínicas essenciais.
R. Coronel Firmino Rodrigues, 26 - Centro, Itabaiana - PB