Olá,

Visitante

Relato de Experiência Sobre A Implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-Natal e Puerpério no Município de Indaial, Sc

Este trabalho tem o objetivo de relatar a experiência de implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-natal e Puerpério no município de Indaial-SC. A necessidade do mesmo deu-se a fim de melhorar a qualificação do Pré-Natal e o cuidado ao puerpério, ampliando a garantia do acesso e da integralidade. Este processo iniciou em 2015 e finalizou em 2017, seguindo com fases de monitoramento e avaliação dos processos que envolvem o mesmo até a atualidade. Este instrumento destina-se às equipes das Unidades Básicas de Saúde, Serviço Especializado do Município, Hospital de referência no município, Departamento de Regulação e prestadores de serviços, com a finalidade de organizar a estrutura de atendimento em rede nos serviços de saúde do município. Tem a finalidade de oferecer aos profissionais uma organização da assistência por estabelecer condutas e procedimentos que otimizam o processo de trabalho em saúde. Ele também é essencial para orientar e apoiar a prática da atenção de qualidade.

Ampliar a resolutividade das equipes de saúde Proporcionar ampliação do escopo de práticas e apoio ao processo de trabalho a partir da oferta de tecnologias assistenciais e educacionais Garantir o acesso e a integralidade do cuidado aos usuários. Iniciou com a realização da Oficina Municipal de Implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-natal e Puerpério do Município de Indaial-SC, em 23/11/16, que envolveu cerca de 200 profissionais da Atenção Básica, Regulação, Atenção Especializada e Hospital de Referência. A fase de implementação seguiu-se com o apoio matricial nas UBS, na qual os profissionais de cada equipe receberam os instrumentos para registro no prontuário eletrônico ( arquivos de texto contendo roteiros de anamnese, grupo de exames a serem solicitados por trimestre gestacional, grupo de medicamentos padronizados), com a finalidade de serem utilizados/normatizados no módulo do prontuário eletrônico para uso pelos profissionais nas consultas de pré-natal.

Após a implantação do Protocolo Municipal de Assistência ao Pré-Natal e Puerpério no município de Indaial – SC, as consultas de pré-natal aumentaram 85%, passando de 2277 em 2016 para 4228 em 2017 (DATASUS, 2018). em relação a realização de Testes Rápidos para detecção de HIV na gestante e/ou parceiro Teste Rápido de Gravidez Teste Rápido para Sífilis na gestante ou parceiro, Teste Rápido para detecção de Hepatite C e Teste Rápido para detecção de Infecção pelo HBV, estes números cresceram 68 %, passando de 3323 em 2016 para, 5607 no ano de 2017. Os profissionais avaliam positivamente o uso do Protocolo, com base no impacto na qualidade de vida dos usuários.o aumento de 85% no número de consultas de pré-natal e de 68% no número de testes rápidos de gravidez, HIV, sífilis e hepatites são uma avaliação positiva do acesso dos usuários a estes procedimentos, atendendo aos objetivos propostos. A avaliação dos profissionais vem de encontro com o objetivo proposto, no sentido de proporcionar aos profissionais prestar um serviço de qualidade, com respaldo legal, aplicado à realidade local, com impactos positivos sobre a qualidade de vida da população.

Principal

Mara Aparecida Tambani

coordab@indaial.sc.gov.br

A prática foi aplicada em

Indaial

Santa Catarina

Sul

Instituição

Rua Ascurra, 550 Ap 304. Bairro Rio Morto Indaial-Sc

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Silvio César Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal