Olá,

Visitante

Relato de Experiência: Desenvolvimento do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica no Município de Vassouras- Rj.

O PMAQ foi criado pelo Ministério da Saúde em 2011 e visa induzir a ampliação do acesso e a melhoria dos serviços de saúde da Atenção Básica. O município de Vassouras desenvolveu o programa a fim de direcionar as atividades a serem realizadas nas Unidades de Saúde com o intuito de melhorar a qualidade do atendimento prestado.Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre o desenvolvimento das ações do PMAQ no município de Vassouras. Foi criada uma equipe de planejamento, execução e monitoramento das ações do programa para atuar junto as equipes de saúde. Foram realizadas diversas ações objetivando facilitar o trabalho das mesmas para desempenharem as estratégias necessárias requisitadas pelo programa a fim de alcançar melhorias nos serviços de saúde que contribuam para a ampliação do acesso e da qualidade da Atenção Básica.

O planejamento das atividades realizadas para a visita do PMAQ no município. O município de Vassouras possui 14 Unidades de Saúde que aderiram ao programa no ano de 2015. As ESF receberam a visita da equipe da avaliação externa do Ministério da Saúde em outubro de 2017. A certificação das equipes foram baseadas em: autoavaliação (10%), monitoramento dos indicadores (30%) baseado em dados do SISAB (Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica) e avaliação externa (60%). Observou-se após a divulgação do resultado da avaliação externa em setembro de 2018 que, 05 Unidades de Saúde obtiveram progressão da avaliação, 02 apresentaram queda e 07 mantiveram o mesmo padrão quando comparado ao 2° ciclo. Segundo a avaliação da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município atingiu a segunda melhor classificação quando comparado aos outros municípios do estado do Rio de Janeiro.

Recomendo que os municípios se planejem e invistam na saúde da população através das melhorias recomendadas no PMAQ e que devem ser realizadas para obter a certificação do programa. Tal planejamento e sucesso na avaliação garante verba para a continuidade do cuidado prestado com qualidade e valorização dos profissionais envolvidos.

Principal

Alcione Leal Guimarães – Larissa Suely Vieira Ramos – Raiane Pereira Furtado –Juliane da Silveira Jasmim – Rachel Ferreira Bello –Leonardo Pereira da Rocha

gabinetesmsvassouras@gmail.com

A prática foi aplicada em

Vassouras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Leonardo Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da região Noroeste – RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Contracepção Reversível de Longa Ação na política de saúde feminina: aquisição de todos em Maricá – RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento local e participativo na estratégia saúde da família no município de Cachoeirinha (TO)
Tocantins
Práticas
Desenvolvimento da gestão de custos no SUS em São José do Rio Preto
São Paulo
Práticas
Compulsão decisória na judicialização da saúde: desestruturando e desafiando o financiamento finito do Sistema Único de Saúde
São Paulo
Práticas
Implantando a microrregulação na atenção básica de Bastos
São Paulo
Práticas
Saúde Pública X Saúde Política: a sobrevivência do gestor municipal na construção da gestão do SUS
São Paulo