Relato de Experiência com Implantação da Politica de Humanização na Reafirmação da Dignidade dos Usuários de Drogas na Prática Capsiana no Município de Ponta Grossa – Pr

Elaborou-se um plano de ação anual do CAPS ad com execução de um cronograma de sugestões de atividades extramuros, com datas pré-fixadas que vai de fevereiro a novembro de 2016, sendo que, se estabeleceu a exploração de espaços públicos e privados dentro da cidade de Ponta Grossa e cidades vizinhas, o cronograma prevê a visitação nos parques municipais, passeios turísticos (Parque Estadual de Vila Velha, Parque histórico de Carambeí, parques aquáticos, cachoeiras, cinemas, entre outros). O deslocamento é realizado com os ônibus de linha municipal e intermunicipal, onde cada participante arca com as suas próprias despesas, incluindo a alimentação. O grupo apresenta-se de forma heterogênea. Ressalta-se que os principais protagonistas da atividade são os frequentadores do CAPS ad e seus familiares, com grupo de quinze ou vinte pessoas, acompanhados por uma equipe média de cinco terapeutas e guia ou funcionário do local visitado.

O presente relato visa demonstrar a experiência exitosa das práticas de vivências sociais baseadas na participação dos usuários de drogas nos diversos contextos sociais do seu território, baseado nas práticas da politica de humanização, reafirmando a sua própria dignidade na sociedade da qual está sendo reinserido.

Têm-se como objetivos e perspectivas futuras, a mudança de hábito, a reinserção do usuário de droga no território do qual faz parte, fortalecendo assim o empoderamento de seus direitos civis, o respeito à sua dignidade humana, o fortalecimento dos laços familiares, incentivo a busca por estratégias de organização e planejamento financeiro, bem como possibilitar experiências sociais das quais não costumam exercitar e reduzir danos à saúde, produzindo e transformando os valores culturais e sociais desses sujeitos. Dessa forma, o serviço do CAPS ad apresenta um elenco de alternativas, focadas na cidadania de cada participante deste projeto, conforme os seus recursos pessoais, familiares e comunitários.A partir do exposto, analisa-se a garantia dos direitos humanos e cidadania visando o equilíbrio da interação dos diversos atores: usuários, familiares, comunidade e Estado mediado pelo serviço de saúde CAPS AD do município de Ponta Grossa – Paraná.

Principal

Michelle da Silva Claudino

michelle_cto@hhotmail.com

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Michelle da Silva Claudino

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas