Olá,

Visitante

Reduzindo em Mais de 30% os Custos com a Média Complexidade, a Partir da Automação das Ações dos Acs: a Experiência de São José de Ubá – Rj.

OBJETIVOS:O objetivo do trabalho é demonstrar que automação dos processos de trabalho dos ACS, associada ao georreferenciamento e o uso do banco único de cadastro pela regulação, proporciona a melhor gestão do acesso à média complexidade, reduzindo seu custo.METODOLOGIA:No primeiro momento, os ACS realizaram um novo cadastramento dos domicílios e munícipes, utilizando tablets (dados georreferenciados), garantindo que as informações colhidas refletissem com segurança a realidade do território.Esse banco único de informações, serviu de base para a regulação autorizar o acesso aos serviços contratualizadosaos cidadãos de São José de Ubá.Usuários não residentes continuaram a ser acolhidos nos serviços municipais, até o momento de serem encaminhados para as referências regionais do SUS, quando não para serviços em seus municípios de origem.Gestantes já inseridas no pré-natal, continuaram a ser atendidas e encaminhadas para o serviço contratualizado.

O trabalho apresenta como a automação das ações dos ACS, que passaram a desenvolver suas ações com o apoio de tablets com o recurso de georreferenciamento, impactaram de forma significativa nos custos da contratualização que o município possui com um hospital filantrópico de referência regional, que disponibiliza a seus munícipes serviços de média complexidade, pouco disponíveis na região.

A automação das ações dos ACS demonstra uma relação de custo/benefício extremamente positiva, uma vez que o investimento no sistema não chega a R$4.000,00 mensais e a redução de custos aferida no mês ultrapassa mais de 10 vezes esse valor.

Principal

Marcelo Poeys Dair

mpdair@gmail.com

A prática foi aplicada em

São José de Ubá

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Gil Godinho de Oliveira s/nº

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marcelo Poeys Dair

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 jul 2022

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção da rede de saúde manauara
Amazonas
Práticas
Organograma Como Dispositivo de Gestão: a Experiência de Mauá
São Paulo
Práticas
Tecendo Redes: a Regulação Como Articuladora da Alta Responsável do Usuário Pós-Covid-19.
Rio de Janeiro
Práticas
1º Audiência Regional de Saúde de Campo: Regionalizar é Preciso – Exercitando a Participação Social e Vencendo os Vazios Assistenciais.
Paraná
Práticas
Apoio Institucional Como Dispositivo para o Fortalecimento das Redes de Atenção À Saúde na 13ª Região de Saúde da Paraíba
Paraíba
Práticas
Gestão Financeira da Saúde na Prática Municipal
Paraná
Práticas
A Regulação do Acesso no Município de Vitória: o Caminho para a Equidade e Integralidade do Cuidado
Espírito Santo
Práticas
Implantação do Fluxo de Investigação de Óbito: Integração Entre Atenção Básica e Vigilância Sanitária
Bahia