Olá,

Visitante

Realização da Semana do Bebê Como Estratégia de Promoção À Saúde: Um Relato de Experiência

Finalidade da experiência

A promoção da saúde é considerada como uma das estratégias de produção de saúde, ou seja, como uma forma de pensar e de operar articulado às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, colabora na construção de ações que possibilitam responder às necessidades sociais em saúde. No Sistema Único de Saúde (SUS), a estratégia de promoção da saúde é retomada como uma possibilidade de enfocar os aspectos que determinam o processo saúde-adoecimento em nosso País (BRASIL, 2010). Tradicionalmente, os modos de viver têm sido abordados numa perspectiva individualizante e fragmentária, e colocam os sujeitos e as comunidades como os responsáveis únicos pelas várias mudanças/arranjos ocorridos no processo saúde-adoecimento ao longo da vida. Propõe-se, então, que as intervenções em saúde ampliem seu escopo, tomando como objeto os problemas e as necessidades de saúde e seus determinantes e condicionantes, de modo que a organização da atenção e do cuidado envolva, ao mesmo tempo, as ações e os serviços que operem sobre os efeitos do adoecer e aqueles que visem o espaço para além dos muros da unidade de saúde e do sistema de saúde (BRASIL, 2010). Com o intuito de fortalecer ações de promoção à saúde da criança, em especial da as da primeira infância, a Semana do Bebê como uma estratégia de mobilização social apoiada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância. Cada município define data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficina, cursos, palestras, e atividades artísticas e culturais (UNICEF, 2010). A Secretaria Municipal de Saúde de Alagoinha do Piauí, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), visando proporcionar e garantir uma melhor infância para as crianças, realizarem a I Semana do Bebê de Alagoinha do Piauí.

O referido evento teve impactos positivos no município, a citar: os profissionais passaram a reforçar as ações de atenção à saúde da criança

Principal

Eduardo Carvalho de Souza

sesalagoinhaa@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Alagoinha do Piauí

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Avenida João Gabriel de Brito, nº: 155 – Centro.

Uma organização do tipo

SECRETARIA DE SAÚDE DE BRAGANÇA

Foi cadastrada por

Eduardo Carvalho de Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Programa Viva Melhor Sabendo Jovem São Luis: Enfrentamento pela Formação e Mobilização de Jovens para a Prevenção das Ist`S.
Maranhão
Práticas
Intervenções Educativas com Práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno e Alimentação no Município de São Luís – Ma.
Práticas
Sexualidade na melhor idade: quebrando tabus
Rondônia
Práticas
Prevenção ao Uso de Drogas na Adolescência: Um Relato de Experiência
Goiás
Práticas
Quem Lembra a Vacina Se Protege da Gripe – Festa do Idoso 2013 – Município Pio Ix/Piauí
Piauí
Práticas
Saúde em Evidência – projeto caminhada pela vida
Minas Gerais
Práticas
O Programa Peso Saudável como estratégia de ação para melhora da qualidade de vida dos usuários do SUS
Sergipe
Práticas
Mamãe Seberiense: Grupo de Gestantes Realizado na Atenção Básica no Município de Seberi Rio Grande do Sul.
Rio Grande do Sul
Práticas
Maloca do Conto
Amazonas