Olá,

Visitante

Protocolo para Solicitação de Consultas e Exames Especializados do Município de Pinhais

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O Protocolo possui informações técnicas gerais e normas que devem ser adotadas no sentido de nortear e qualificar os encaminhamentos. Visando a padronização dos encaminhamentos de consultas e exames especializados para o setor de marcação de consultas, o protocolo foi desenvolvido em parceria entre o Departamento de Controle Avaliação e Auditoria e Departamento de Assistência a Saúde.Este instrumento é um guia básico para todos os médicos da rede de assistência ao paciente, visto que ele tem informações relacionadas às suas solicitações, se estes exames fazem parte do SUS e também tem orientação de forma clara e objetiva quanto ao fluxo de encaminhamento da guia do paciente.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A Equipe do Departamento de controle Avaliação e Auditoria, denominada de grupo técnico de Estudo em conjunto com a Médica representante do Departamento de Assistência a saúde elaboraram um instrumento, como sendo um esboço do protocolo. Os Médicos da Rede de Assistência e os enfermeiros, coordenadores da unidade básica de Saúde, foram chamados para propor sugestões no Instrumento e os mesmos receberam um prazo para encaminhar sugestões. As sugestões foram analisadas pelo Médico Auditor e Pela Médica representante da rede. Ao Final do prazo o Médico Auditor e uma Médica da rede, foram até a Unidade para informar se a sugestão do Médico foi aceita ou não e informar o motivo.Em Junho de 2013 passamos o protocolo para aprovação dos conselheiros de Saúde.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A coleta de dados foi realizada através do instrumento tido como esboço do protocolo, com a sugestão dos médicos equipe das unidades básicas de saúde.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTOO controle/ monitoramento e a regulação está sendo realizada pela equipe de marcação de consultas e exames e pelo Núcleo técnico do Departamento, hoje composto pelo médico auditor e pela enfermeira da Seção de auditoria Hospitalar. Quando o Médico realiza alguma solicitação fora do protocolo, o mesmo recebe um informativo por escrito do Médico Auditor, onde o mesmo informa qual foi o motivo da inconsistência. Esta medida atrelada a ficha de reagendamento, vem como proposta do Departamento para ajudar a diminuir o número de encaminhamentos fora do que é preconizado.

A Secretaria Municipal da Saúde de Pinhais, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, buscando garantir a universalidade e a oportunidade de acesso dos cidadãos a todas as ações e serviços, a integralidade da atenção, a eqüidade na alocação de recursos, estabelece a organização da rede de serviços através do Protocolo de consultas e exames coerentes com as diretrizes de hierarquização.Este Protocolo vem a reconhecer o caráter de apoio das atividades de encaminhamentos e solicitações de consultas e exames para a resolutividade da atenção nas unidades básicas.Para o cumprimento dos princípios estabelecidos pelo SUS, o município de Pinhais com base na realização do planejamento e de regulação da oferta, de forma a adequá-la às necessidades de saúde da população, norteando-se pela preocupação em resgatar a fidedignidade dos resultados, com baixos custos e padrões de qualidade, mediante a otimização de recursos humanos, materiais e equipamentos, visando contribuir para a melhor qualidade da assistência.Objetivando principalmente o subsidio e padronização dos encaminhamentos das solicitações de consultas e exames, realizados pelos profissionais das Unidades de Saúde foi criado o protocolo de consultas e exames do Município de Pinhais.

O Protocolo tem grande aplicabilidade, visto que os profissionais que solicitam consultas e exames necessitam de um norteador. O Protocolo é dinâmico, cabendo sempre sua revisão através do processo de avaliação e discussão de implementação para aprimorar a sua aplicabilidade. Outro fator muito importante está relacionado a avaliação e monitoramento do protocolo que deve ser constante.

Principal

Raquel dos Santos Pampuch

raquelsp@pinhais.pr.gov.br

A prática foi aplicada em

Pinhais

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

R: Guilherme Weiss, 323 Bairro: Tarumã

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Raquel dos Santos Pampuch

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 abr 2016

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Programa humanizador de fibromialgia
Bahia
Práticas
Cineteen Sertanejo a arte de viver: a utilização do cinema como ferramenta de cuidado de adolescentes com problemas psicoemocionais em um município do sertão alagoano
Alagoas
Práticas
Avaliação do frênulo lingual nos centros de educação infantil
Alagoas
Práticas
Criança Vacinada e Feliz
Práticas
Outside Vaccine: Rorainópolis Fora dos Muros
Práticas
Estratégias para Vacinação Contra Covid: Busão +saúde – Palmas-to
Práticas
Estrategias para Contornar Dificuldades e Elevar Cobertura Vacinal de Polio e Penta
Práticas
Reorganização do Processo de Trabalho das Equipes da Atenção Básica para o Fortalecimento das Ações de Imunização no Município de Jandaíra-ba
Práticas
Vacinar para Proteger: Metodologias Sistematizadas Aplicadas para o Alcance da Cobertura Vacinal em Pindoretama-ceará