FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O Protocolo possui informações técnicas gerais e normas que devem ser adotadas no sentido de nortear e qualificar os encaminhamentos. Visando a padronização dos encaminhamentos de consultas e exames especializados para o setor de marcação de consultas, o protocolo foi desenvolvido em parceria entre o Departamento de Controle Avaliação e Auditoria e Departamento de Assistência a Saúde.Este instrumento é um guia básico para todos os médicos da rede de assistência ao paciente, visto que ele tem informações relacionadas às suas solicitações, se estes exames fazem parte do SUS e também tem orientação de forma clara e objetiva quanto ao fluxo de encaminhamento da guia do paciente.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A Equipe do Departamento de controle Avaliação e Auditoria, denominada de grupo técnico de Estudo em conjunto com a Médica representante do Departamento de Assistência a saúde elaboraram um instrumento, como sendo um esboço do protocolo. Os Médicos da Rede de Assistência e os enfermeiros, coordenadores da unidade básica de Saúde, foram chamados para propor sugestões no Instrumento e os mesmos receberam um prazo para encaminhar sugestões. As sugestões foram analisadas pelo Médico Auditor e Pela Médica representante da rede. Ao Final do prazo o Médico Auditor e uma Médica da rede, foram até a Unidade para informar se a sugestão do Médico foi aceita ou não e informar o motivo.Em Junho de 2013 passamos o protocolo para aprovação dos conselheiros de Saúde.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A coleta de dados foi realizada através do instrumento tido como esboço do protocolo, com a sugestão dos médicos equipe das unidades básicas de saúde.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTOO controle/ monitoramento e a regulação está sendo realizada pela equipe de marcação de consultas e exames e pelo Núcleo técnico do Departamento, hoje composto pelo médico auditor e pela enfermeira da Seção de auditoria Hospitalar. Quando o Médico realiza alguma solicitação fora do protocolo, o mesmo recebe um informativo por escrito do Médico Auditor, onde o mesmo informa qual foi o motivo da inconsistência. Esta medida atrelada a ficha de reagendamento, vem como proposta do Departamento para ajudar a diminuir o número de encaminhamentos fora do que é preconizado.
A Secretaria Municipal da Saúde de Pinhais, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, buscando garantir a universalidade e a oportunidade de acesso dos cidadãos a todas as ações e serviços, a integralidade da atenção, a eqüidade na alocação de recursos, estabelece a organização da rede de serviços através do Protocolo de consultas e exames coerentes com as diretrizes de hierarquização.Este Protocolo vem a reconhecer o caráter de apoio das atividades de encaminhamentos e solicitações de consultas e exames para a resolutividade da atenção nas unidades básicas.Para o cumprimento dos princípios estabelecidos pelo SUS, o município de Pinhais com base na realização do planejamento e de regulação da oferta, de forma a adequá-la às necessidades de saúde da população, norteando-se pela preocupação em resgatar a fidedignidade dos resultados, com baixos custos e padrões de qualidade, mediante a otimização de recursos humanos, materiais e equipamentos, visando contribuir para a melhor qualidade da assistência.Objetivando principalmente o subsidio e padronização dos encaminhamentos das solicitações de consultas e exames, realizados pelos profissionais das Unidades de Saúde foi criado o protocolo de consultas e exames do Município de Pinhais.
O Protocolo tem grande aplicabilidade, visto que os profissionais que solicitam consultas e exames necessitam de um norteador. O Protocolo é dinâmico, cabendo sempre sua revisão através do processo de avaliação e discussão de implementação para aprimorar a sua aplicabilidade. Outro fator muito importante está relacionado a avaliação e monitoramento do protocolo que deve ser constante.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO