Olá,

Visitante

Protocolo para Solicitação de Consultas e Exames Especializados do Município de Pinhais

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA:O Protocolo possui informações técnicas gerais e normas que devem ser adotadas no sentido de nortear e qualificar os encaminhamentos. Visando a padronização dos encaminhamentos de consultas e exames especializados para o setor de marcação de consultas, o protocolo foi desenvolvido em parceria entre o Departamento de Controle Avaliação e Auditoria e Departamento de Assistência a Saúde.Este instrumento é um guia básico para todos os médicos da rede de assistência ao paciente, visto que ele tem informações relacionadas às suas solicitações, se estes exames fazem parte do SUS e também tem orientação de forma clara e objetiva quanto ao fluxo de encaminhamento da guia do paciente.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: A Equipe do Departamento de controle Avaliação e Auditoria, denominada de grupo técnico de Estudo em conjunto com a Médica representante do Departamento de Assistência a saúde elaboraram um instrumento, como sendo um esboço do protocolo. Os Médicos da Rede de Assistência e os enfermeiros, coordenadores da unidade básica de Saúde, foram chamados para propor sugestões no Instrumento e os mesmos receberam um prazo para encaminhar sugestões. As sugestões foram analisadas pelo Médico Auditor e Pela Médica representante da rede. Ao Final do prazo o Médico Auditor e uma Médica da rede, foram até a Unidade para informar se a sugestão do Médico foi aceita ou não e informar o motivo.Em Junho de 2013 passamos o protocolo para aprovação dos conselheiros de Saúde.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:A coleta de dados foi realizada através do instrumento tido como esboço do protocolo, com a sugestão dos médicos equipe das unidades básicas de saúde.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTOO controle/ monitoramento e a regulação está sendo realizada pela equipe de marcação de consultas e exames e pelo Núcleo técnico do Departamento, hoje composto pelo médico auditor e pela enfermeira da Seção de auditoria Hospitalar. Quando o Médico realiza alguma solicitação fora do protocolo, o mesmo recebe um informativo por escrito do Médico Auditor, onde o mesmo informa qual foi o motivo da inconsistência. Esta medida atrelada a ficha de reagendamento, vem como proposta do Departamento para ajudar a diminuir o número de encaminhamentos fora do que é preconizado.

A Secretaria Municipal da Saúde de Pinhais, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde, buscando garantir a universalidade e a oportunidade de acesso dos cidadãos a todas as ações e serviços, a integralidade da atenção, a eqüidade na alocação de recursos, estabelece a organização da rede de serviços através do Protocolo de consultas e exames coerentes com as diretrizes de hierarquização.Este Protocolo vem a reconhecer o caráter de apoio das atividades de encaminhamentos e solicitações de consultas e exames para a resolutividade da atenção nas unidades básicas.Para o cumprimento dos princípios estabelecidos pelo SUS, o município de Pinhais com base na realização do planejamento e de regulação da oferta, de forma a adequá-la às necessidades de saúde da população, norteando-se pela preocupação em resgatar a fidedignidade dos resultados, com baixos custos e padrões de qualidade, mediante a otimização de recursos humanos, materiais e equipamentos, visando contribuir para a melhor qualidade da assistência.Objetivando principalmente o subsidio e padronização dos encaminhamentos das solicitações de consultas e exames, realizados pelos profissionais das Unidades de Saúde foi criado o protocolo de consultas e exames do Município de Pinhais.

O Protocolo tem grande aplicabilidade, visto que os profissionais que solicitam consultas e exames necessitam de um norteador. O Protocolo é dinâmico, cabendo sempre sua revisão através do processo de avaliação e discussão de implementação para aprimorar a sua aplicabilidade. Outro fator muito importante está relacionado a avaliação e monitoramento do protocolo que deve ser constante.

Principal

Raquel dos Santos Pampuch

raquelsp@pinhais.pr.gov.br

A prática foi aplicada em

Pinhais

Paraná

Sul

Instituição

R: Guilherme Weiss, 323 Bairro: Tarumã

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Raquel dos Santos Pampuch

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

07 abr 2016

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba
Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba