Olá,

Visitante

Promoção da saúde: uma estratégia multidisciplinar de motivação para a prática de atividade física

A principal estratégia foi propiciar a população ações de promoção à saúde através da oferta de serviços diversos de exercícios físicos, como zumba, aeróbica, ritmos, treino funcional, step e grupos de caminhada, buscando meios de motivar a população a sair do sedentarismo. Assim, as orientações dos profissionais da atenção básica à sua clientela quanto à necessidade da prática de exercícios físicos foram colocadas em práticas por uma equipe multidisciplinar, tendo como protagonistas dessa estratégia duas profissionais de educação física do Nasf. O processo de motivação para a prática de atividade física foi iniciado através do diálogo com a população, por meio de reuniões comunitárias sobre a importância dessas atividades para a promoção da saúde e prevenção de agravos das doenças crônicas. Na oportunidade foi falado sobre as atividades relacionadas aos exercícios físicos que poderiam ser desenvolvidos no município. Foram colocados em prática àqueles listados a partir das preferências e sugestões da comunidade. Assim, veio a implantação do projeto de AF intitulado Guaramiranga em Movimentação. As aulas são ofertadas há dois anos, nos três territórios de cobertura da ESF (sede, Pernambuquinho e Linha da Serra), sendo disponibilizadas três vezes na semana e nos espaços públicos e/ou privados, como ginásios, escolas e associações comunitárias.

A priorização do incentivo às práticas corporais/atividade física na Política Nacional de Promoção da Saúde considera a importância de serem valorizados os espaços públicos de convivência e de produção de saúde, a inclusão social e o fortalecimento da autonomia do sujeito e o direito ao lazer frente ao contexto da relevância epidemiológica do tema Atividade Física (AF) (BRASIL, 2013). No contexto da Promoção da Saúde, os gestores da saúde, as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município de Guaramiranga/CE, uniram esforços para buscar meios motivacionais à pratica de atividades físicas, como modo de prevenir e ajudar no controle das doenças crônicas e na adoção de hábitos que contribuíram para o envelhecimento saudável da população.

Aprendeu-se que motivar a população é essencial para que ela possa mudar os hábitos e ter consciência de sua corresponsabilidade com a sua saúde através do exercício contínuo e de hábitos que promovam saúde. As principais dificuldades foram a falta de local específico e apropriado para a práticas das AF e a ausência dos equipamentos da Academia da Saúde para melhorar a adoção destas práticas no município. As perspectivas futuras são de fortalecimento da prática de atividade física através de novas tecnologias e capacitação permanente e contínua dos profissionais de saúde. Espera-se que este projeto seja uma semente de grandes conquistas na redução dos agravos que acometem a nossa população, além da efetivação dessas práticas.

Principal

Lady Diana Arruda Mota

lady.arruda@hotmail.com

Coautores

Lady Diana Arruda Mota

A prática foi aplicada em

Guaramiranga

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Joaquim Alves Nogueira, 409

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lady Diana Arruda Mota

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

19 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins
Práticas
Promoção de saúde e objetivos de desenvolvimento sustentável a partir da horta comunitária da Unidade Básica de Saúde (UBS) Nova Bonsucesso – Guarulhos
São Paulo
Práticas
Reorganização da atenção à saúde de Nova Guataporanga
São Paulo
Práticas
Melhoria e inovação na qualidade das análises clínicas
São Paulo
Práticas
Academia da saúde: a prática da atividade física aumentando a qualidade de vida e a promoção à saúde
Santa Catarina
Práticas
Na rua por eles e elas na promoção e prevenção
Rio Grande do Sul
Práticas
Desafios para manutenção do vínculo e da corresponsabilização frente à ausência do profissional médico: a equipe multiprofissional de saúde sendo a referência de cuidado em saúde
Rio Grande do Sul