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Projeto Viver Bem: Qualidade de Vida e Educação Alimentar e Nutricional

Este relato de experiência refere-se à atividade em grupo iniciada no ano de 2014, na Unidade de Saúde São Cristóvão no referido município e foi conduzido por uma equipe interdisciplinar composta de nutricionista, psicóloga, assistente social e outros profissionais convidados. Como metodologia de trabalho, optou-se por ações voltadas para o trabalho em grupo, proporcionando um espaço de debates e reflexões.

Sob a proposta de vincular educação em saúde com a melhoria na Qualidade de vida do usuário, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do Município de Pato Branco, unido a Estratégia Saúde da Família (ESF) passou a desenvolver em 2014, o Projeto Viver Bem: Qualidade de Vida e Educação Alimentar e Nutricional, cujos principais objetivos foram fomentar na população contemplada a importância da reeducação alimentar associada com o ganho de qualidade de vida.

Considera-se o projeto como uma experiência positiva onde avalia-se que, com a reeducação alimentar a qualidade de vida foi melhorada, tanto em aspectos físicos quanto psicológicos, bem como o aumento da autoestima e interação social dos participantes. Pode-se observar também, que a dinâmica diferenciada do grupo propiciou uma melhor interação entre usuário e equipe, aproximando-os, criando um ambiente desburocratizado e aberto, suscetível a troca mútua de experiências, acolhendo o participante e tronando-o sujeito de seus próprios cuidados. Haja vista as melhorias alcançadas com este grupo, as ações foram expandidas para outras Unidades de Saúde, com adequações de acordo com a realidade do público e a cada experiência adquirida pelos profissionais.

Principal

Antonieta Terezinha Chioquetta

zelinhamatos@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Pato Branco

Paraná

Sul

Instituição

RUA PARANA

Uma organização do tipo

SECRETARIA DE SAÚDE DE MOJU

Foi cadastrada por

Antonieta Terezinha Chioquetta

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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