Olá,

Visitante

Projeto Terapêutico Singular em Um Município do Interior Paulista: Um Estudo de Caso

Categoria não especificada

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2007).Tendo-se em vista a importância de uso de novos instrumentos para aumentar a resolutividade de casos que até então não foram solucionados pelos métodos tradicionais da Atenção Básica e a importância da equipe interdisciplinar na prática do cuidado em saúde, a implantação da prática do PTS se fez necessária no município de Brejo Alegre.Este trabalho tem como objetivo apresentar o estudo de caso de uma das quinze participantes do 1º grupo de PTS do município de Brejo Alegre, desenvolvido no período de março a dezembro de 2015.O relato de caso foi baseado nas etapas de construção do PTS implantado no município. Na etapa 1 foram realizados o diagnóstico e análise da usuária, levando à conclusão a respeito dos riscos, vulnerabilidades e potencialidades da mesma. Na etapa 2 foram definidas as ações e metas. Já na etapa 3, o acompanhamento e reavaliação do caso. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Os seguintes dados foram coletados na etapa 1: usuária J.C.P.S., 34 anos, sexo feminino, casada, dois filhos, apresentando como doença de base, esclerose múltipla, além das seguintes comorbidades: diabetes mellitus tipo 1, gonartrose e derrame articular em joelho E. Fatores de risco e vulnerabilidade: risco menor no escore da escala de Coelho. Na análise do Genograma foi observado um relacionamento familiar harmonioso. Já no Ecomapa destacamos dificuldade de relacionamento social devido ao temor do preconceito decorrente das sequelas de sua doença base. Realizado exame físico da paciente por fisioterapeuta. Foram listados os problemas identificados pela equipe e usuária: alimentação incorreta

Necessidade de aumentar a resolutividade de casos que até então não foram solucionados pelos métodos tradicionais da Atenção Básica, através da implantação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), com apresentação de estudo de caso.

A importância da prática do PTS para a equipe de Atenção Básica do município de Brejo Alegre, fazendo com que o uso deste instrumento se torne parte da rotina desta equipe e facilitador da obtenção da integralidade dos usuários.

Principal

Andréa Maria Castilho

FERNANDA PAULA DA SILVA

A prática foi aplicada em

Brejo Alegre

São Paulo

Sudeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Andreamariacastilho@Gmail.Com

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Vacinação nos espaços de formação: experiência no 2º Congresso Nordestino de Pediatria
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Atuação intersetorial nos casos suspeitos de TEA na primeira infância, um relato de experiência.
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba