Olá,

Visitante

Projeto Saúde e Prevenção nas Comunidades Indigenas na Região oeste do Paraná

A ação que é desenvolvida pelo CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado), serviços oferecidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (CISCOPAR) em parceria com o Serviço Especial de Saúde Indígena (SESAI), nas comunidades indígenas e vem como resposta a essa necessidade de ampliação do acesso a saúde como direito de todos conforme escrito na legislação atual da lei nº 8080 (BRASIL, 2010). Assim, o CISCOPAR e o SESAI realizam anualmente campanhas nas cidades de Diamante do Oeste, Terra Roxa e Guaíra, onde estão localizadas as comunidades indígenas no território de abrangência do consórcio. Para cada comunidade indígena são realizadas palestras educativas para sensibilização da importância desses assuntos onde são relacionados às DST/HIV/Aids e Hepatites virais, visando sempre prevenção, promoção de saúde como também a distribuição de preservativo. As ações desenvolvidas ao longo dos anos possibilitaram uma maior proximidade das comunidades indígenas, bem como o estabelecimento de vínculo entre serviço de saúde e os povos indígenas.

A epidemia de AIDS, sífilis e Hepatites Virais no Brasil configura o aumento proporcional nas transmissões heterossexuais, principalmente entre o sexo feminino. É notório também que a população com baixo nível de escolaridade continua sendo a mais atingida (BRASIL, 2008). De acordo com a Lei nº 9836 de setembro de 1999, designa que “a oferta de serviços de saúde à população indígena, deve obrigatoriamente levar em consideração a realidade local, bem como as especificidades da cultura dos povos indígenas” a lei também coloca que é necessário realizar uma abordagem diferenciada e global contemplando sempre aspectos de assistência de saúde, saneamento básico, nutrição, meio ambiente e educação sanitária.

Destacamos ainda a adesão e a aceitação do serviço de saúde introduzido na comunidade indígena. Isto tem promovido um melhor acompanhamento das índias que estão gestantes, como também uma prevalência na conscientização do cuidado com a saúde. Por esta razão todo o trabalho deve ser feito levando em consideração aspectos culturais de cada tribo.

Principal

Vilmar Covatti

adm@ciscopar.com.br

A prática foi aplicada em

Toledo

Paraná

Sul

R. XV de Novembro, 1287 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Vilmar Covatti

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba