Olá,

Visitante

Projeto João de Barro (Moradia Assistida)

Trata-se da construção de um trabalho no qual se aposta que pessoas com transtornos mentais graves podem estar em Serviços Residenciais Terapêuticos, mas também em casas geridas de forma autônoma podendo contar com o apoio e o acompanhamento de profissionais do CAPS. Tais usuários terão em seus Projetos Terapêuticos Singulares uma intensificação de ações focadas na administração e bem-estar em suas casas. Chamaremos aqui de Moradias Assistidas estas casas geridas pelos próprios usuários em parceria com os profissionais do CAPS. Visitas Domiciliares e Acompanhamento Terapêutico são exemplos de ações específicas a serem realizadas nestas casas pelos profissionais.

O projeto “João de Barro” construído pela equipe do Caps II Vonica visa promover novas formas de inclusão social e autonomia de seus usuários, compreendendo os modos de morar e habitar a cidade através de estratégias articuladas intersetorialmente no Município de São João de Meriti. Este projeto é uma tentativa de construir, junto aos sujeitos, um lar, uma vez que deste foram expropriados de alguma forma em sua história de vida. Incluir na rede de cuidados com usuários de saúde mental a possibilidade de viverem em Moradias Assistidas como mais uma etapa de seus projetos de vida. Trata-se de implementar no município de São João de Meriti práticas consonantes ao projeto de mais de trinta anos de Reforma Psiquiátrica em curso no país.

As Moradias Assistidas são especialmente indicadas para pessoas que passaram por internações de longa permanência, e que por este motivo perderam ou fragilizaram os vínculos sócio familiares, ou ainda que possuem família, mas o convívio se mostra muito conflituoso ou inviável, havendo, portanto, a necessidade de um espaço alternativo de moradia. Estas Moradias seriam assim um espaço não institucional que poderá ser chamado de lar, para incentivar o resgate da autonomia do sujeito, incentivando-o a assumir uma posição de agente ativo de produção de vida.

Principal

Christtiane Goulart Ribeiro

chgoulart22@gmail.com

A prática foi aplicada em

São João de Meriti

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av Presidente Lincoln, Sn

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Christtiane Goulart Ribeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Construção da Raps em Santa Bárbara d’Oeste
São Paulo
Práticas
Saúde Mental na Atenção Básica: Um Novo olhar Sobre os Encaminhamentos para Consultas Psiquiátricas
São Paulo
Práticas
Saúde mental e equidade na atenção básica: construindo critérios de priorização dos casos graves de sofrimento mental
Minas Gerais
Práticas
Grupo de Apoio Renascer
Mato Grosso
Práticas
Redes – Articulação Intersetorial de Políticas Sobre Drogas no Município de Rondonópolis, Mt.
Mato Grosso
Práticas
Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial
Práticas
A Implantação do Serviço Integrado de Saúde Mental – Sim Pr Trabalho em Rede com os Municípios de Abrangência do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa oeste do Paraná – Ciscopar
Paraná
Práticas
Apoio Matricial em Saúde Mental no Município de Ponta Grossa: Desafios para a Implantação
Paraná
Práticas
A Importância do Vínculo da Equipe do Consultório na Rua de Taguatinga no Resgate À Saúde de Idoso com Transtorno Mental em Situação de Rua na Atenção Básica.
Práticas
Relato de Experiência com a Transição do “Técnico de Referência” para “Miniequipe de Referência” no Caps Ad do Município de Ponta Grossa – Pr
Paraná