Olá,

Visitante

Projeto Geração Saúde Inclui Atividades Físicas na Rotina de Psf’S e Muda A Vida de Moradores Diabéticos e Hipertensos em Alto Araguaia (MT)

em observância a grande dispensa de medicamentos de controle de diabetes/pressão viu-se a necessidade de incluir atividades físicas com grupos de diabéticos e hipertensos nos PSF’s com a implementação do Projeto Geração Saúde, iniciado em fevereiro de 2017. o objetivo foi assegurar exercícios físicos na rotina diária de pacientes das unidades. o público-alvo são homens/mulheres a partir de 18 anos. as atividades trazem benefícios como perda de peso e porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial, do diabetes e do colesterol, diminui o estresse, aumenta a expectativa de vida e evitam o surgimento de doenças. Tais apontamentos asseguram a viabilidade do projeto que incide positivamente na saúde ao reduzir o consumo de medicamentos. o projeto envolve a inclusão social com as atividades em grupo. A parceria com a Justiça do Trabalho proporcionou avanços que asseguram aos participantes melhores condições para prática dos exercícios, tais como a compra de calçados.

o objetivo do Projeto Geração Saúde é evidenciar os benefícios da atividade física no dia a dia dos moradores inclusos nos grupos de diabéticos e hipertensos das unidades básicas de saúde com foco na prevenção, manutenção da saúde, melhora da qualida o Projeto Geração Saúde é realizado nas academias ao ar livre nos bairros em que estão inseridas as unidades básicas de saúde, sem a necessidade de vultuosos investimentos do Poder Público. as atividades físicas têm como foco fortalecimento muscular, equilíbrio, mobilidade e melhora da capacidade funcional. Os exercícios levam em consideração três componentes: aeróbio, sobrecarga muscular e flexibilidade e contempla duração, intensidade e frequência semanal. as atividades físicas são coordenadas pela equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Além dos encontros diários é realizado mensalmente um encontrão com os integrantes atendidos pelo projeto, que juntos trocam experiências, realizam atividades físicas e recebem palestras.

Os resultados obtidos com o Projeto Geração Saúde com a prática de exercícios aliados a palestras de conscientização como foco em uma alimentação saudável foram ainda mais positivos com a parceria firmada com a Justiça do Trabalho para aquisição de tênis. o apoio resultou no aumento do número de participantes, já que muitos não participavam por falta de material adequado. Além disso, têm impactado na qualidade de vida e na saúde dos participantes resultando no controle da pressão arterial e da diabetes diminuição do cansaço durante os exercícios correção da pisada errada e da sobrecarga gerada pelo impacto dos exercícios melhora da autoestima dos integrantes redução das queixas de dores em pés, joelhos e quadril.À prática de atividades físicas de maneira contínua e regular por meio do Projeto Geração Saúde tem assegurado aos participantes uma maior autonomia para o desempenho das atividades diárias e uma melhor qualidade de vida à população atendida pela iniciativa. o Projeto tem garantido mudanças significativas no dia a dia dos participantes como diminuição do estresse, ocupação mental, aumento da disposição para execução de atividades domésticas e trabalhistas.

Principal

Maciel Aurélio Peruchi

macielperuchi@hotmail.com

Coautores

Manuela Nunes De Souza, Marcos Cardial De Souza, Neusa Maria Alves De Oliveira

A prática foi aplicada em

Mato Grosso

Centro-Oeste

Instituição

Rua Rui Barbosa Nº80, Centro. Cep:78.780-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Manuela Nunes De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal