Olá,

Visitante

Projeto Fonoaudialogando – Ações Educativas em Fonoaudiologia na Prevenção e Promoção da Saúde

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Proporcionar prevenção e promoção de saúde nas áreas da Fonoaudiologia (Audição, Linguagem, Disfagia, Motricidade Orofacial, Educacional, Voz e Saúde Coletiva), bem como proporcionar conhecimentos à população.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: O Projeto Fonoaudialogando funciona através de oficinas, palestras, encontros, ações como caminhadas e dinâmicas práticas selecionadas de acordo com cada temática proposta.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: O público participante é variável para cada ação, pois o tema é o fator mais determinante.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Foram realizadas ações educativas em todas as áreas da Fonoaudiologia no período de abril/2014 à abril/2015. Palestra sobre “Saúde Vocal”

No município de Madre de Deus, a Fonoaudiologia está inserida no quadro do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), realizando um trabalho voltado para a prevenção e promoção de saúde, atendimentos nas Unidades de Saúde e domiciliares, discussões de casos clínicos. Dentro dessa proposta, o Projeto Fonoaudialogando proporciona dinâmicas que abrangem temas de todas as áreas da Fonoaudiologia, pertinentes aos munícipes, pois enfatiza a maior demanda apresentada. Esta é verificada através de análise quantitativa sobre o tipo de público que busca mais atendimento e os distúrbios/alterações mais freqüentes.

O projeto deve ser direcionado para a realidade apresentada no município, para possibilitar a observação dos ganhos da saúde em prevenção e promoção assim como a diminuição da ocorrência de casos. Mediante os resultados positivos obtidos, verifica-se a importância e relevância da manutenção da proposta das ações educativas. Prevenir e promover é a melhor forma de lidar com saúde.

Principal

Michele Santana dos Santos

A prática foi aplicada em

Madre de Deus

Bahia

Nordeste

Rua Brasília, s/n, 2º andar, Bairro Suape

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Michele Santana dos Santos

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba