Olá,

Visitante

Projeto de Reorganização da Atenção À Saúde em Neurologia da Região de Saúde Norte do Distrito Federal

Identificar padrões repetitivos e evitáveis de encaminhamentos, reduzir filas de espera para consultas, elaborar mecanismos de monitoramento das ações implantadas, propor fluxo de encaminhamentos e obter maior satisfação dos usuários. No projeto se pactuou e divulgou o protocolo de encaminhamento, houve uma devolutiva sobre as inadequações, matriciou-se equipes ESF e os servidores que mais encaminhavam. A iniciativa culminou com uma capacitação em cefaleia e epilepsia. Em abril de 2017 houve nova análise do contexto e reformulação do projeto. Observou-se alto número de encaminhamentos por parte de profissionais que não são da APS, advindo de setores cuja contra referência é impossibilitada pela natureza não-longitudinal intrínseca ao seu processo de trabalho. Segue-se a busca por apoio da Superintendência, da Direção dos dois hospitais regionais e da UPA para desestimular o encaminhamento por parte desses serviços.

Este projeto originou-se a partir da observação da lista de espera por consulta na especialidade de neurologia, na Região de Saúde Norte do DF. Além da extensa fila de espera, verificou-se grande número de encaminhamentos indevidos e de padrão repetitivo de CIDs. O projeto iniciou-se como trabalho do Estágio em Gestão dos residentes de Medicina de Família e Comunidade e segue até os dias atuais.

O projeto contou com uma redução nas filas de espera da Neurologia, contribuindo para o acesso dos usuários a esse serviço. Além disso, observou-se uma aproximação entre o serviço de neurologia e as ESF, proporcionando uma maior interação entre os diferentes setores e um cuidado mais ampliado aos usuários.

Principal

Adriana Ferreira Barros Areal

adrianafba@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Setor de Áreas Isoladas Norte - SAIN - Bloco B - Asa Norte - Brasília/DF

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Adriana Ferreira Barros Areal

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Gestão de saúde de Cabedelo na implantação da nova lei de licitações: desafios e conquistas
Paraíba
Práticas
Processo de elaboração do Plano Municipal de Saúde 2022-2025- relato de experiência.
Paraíba
Práticas
INFORMATIZAÇÃO DA REGULAÇÃO MUNICIPAL COM A ATENÇÃO PRIMÁRIA COMO COORDENADORA DO CUIDADO
Rio de Janeiro