Olá,

Visitante

Projeto Bumerangue: Promoção da Cultura da Paz Entre Adolescentes em Unidades de Saúde da Família do Município de Ponta Grossa – Pr

Um dos objetivos específicos do Projeto foi realizar grupos de adolescentes para trabalhar temas de promoção à saúde, tais como identidade, família, juventude, projeto de vida, violências, entre outros, utilizando como principal estratégia a ação do psicodrama.O psicodrama nasceu do teatro de improviso. Foi criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974), um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos. O psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.Assim, o psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa), co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em estado inconsciente) e matriz de Identidade (lugar do nascimento).

O Projeto Bumerangue foi elaborado para concorrer ao recurso da Portaria nº 22, de 09 de agosto de 2012. A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 2.802, de 6 de dezembro de 2012. O Projeto teve como objetivo geral implementar ações de vigilância e prevenção das violências, tendo como prioridade a violência doméstica, sexual e outras violências que afetam segmentos mais vulneráveis da população, assim como a promoção à saúde e o estimulo à cultura de paz.

Com relação às dificuldades, os grupos não foram iniciados anteriormente devido ao trâmite do processo licitatório para contratação da profissional psicológa. O processo licitatório foi iniciado em 2013 e tinha como proposta a contratação de um profissional de artes cênicas e um psicólogo. Resultou em deserto para ambos. Em 2014 foi iniciado novo processo licitatório dos profissionais, tendo sido deserto para o profissional de artes cênicas e frustrado para o profissional psicólogo. Ainda em 2014 foi iniciado novo processo licitatório, mas desta vez apenas para o profissional psicólogo, quando ocorreu a contratação.As perspectivas do Projeto é que os coordenadores dos grupos de adolescentes dessas Unidades de Saúde da Família continuem com seus grupos. Além disso, realizar a qualificação desses coordenadores sobre dinâmicas com grupos de adolescentes. E ainda, possibilitar condições didáticas de trabalho para esses coordenadores de grupos de adolescentes, conforme metodologia de cada coordenador.

Principal

Carolinystocco

carolinystocco@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Instituição

Av. Visc. de Taunay, 950 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Carolinystocco

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos