Olá,

Visitante

Projeto Bumerangue: Promoção da Cultura da Paz Entre Adolescentes em Unidades de Saúde da Família do Município de Ponta Grossa – Pr

Um dos objetivos específicos do Projeto foi realizar grupos de adolescentes para trabalhar temas de promoção à saúde, tais como identidade, família, juventude, projeto de vida, violências, entre outros, utilizando como principal estratégia a ação do psicodrama.O psicodrama nasceu do teatro de improviso. Foi criado por Jacob Levy Moreno (1889-1974), um psiquiatra romeno que viveu na Áustria e nos Estados Unidos. O psicodrama pode ser definido como uma via de investigação da alma humana mediante a ação. É um método de pesquisa e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou de uma pessoa consigo mesma. Mobiliza para vivenciar a realidade a partir do reconhecimento das diferenças e dos conflitos e facilita a busca de alternativas para a resolução do que é revelado, expandindo os recursos disponíveis.Assim, o psicodrama possui o conceito de espontaneidade-criatividade, a teoria dos papéis, a psicoterapia grupal como pontos básicos da sua teoria, além de outros como: tele (capacidade de se perceber de forma objetiva o que ocorre nas situações e o que se passa entre as pessoas), empatia (tendência para se sentir o que se sentiria caso se estivesse na situação e circunstâncias experimentadas pela outra pessoa), co-inconsciente (vivências, sentimentos, desejos e até fantasias comuns a duas ou mais pessoas, e que se dão em estado inconsciente) e matriz de Identidade (lugar do nascimento).

O Projeto Bumerangue foi elaborado para concorrer ao recurso da Portaria nº 22, de 09 de agosto de 2012. A proposta foi aprovada pelo Ministério da Saúde, conforme Portaria nº 2.802, de 6 de dezembro de 2012. O Projeto teve como objetivo geral implementar ações de vigilância e prevenção das violências, tendo como prioridade a violência doméstica, sexual e outras violências que afetam segmentos mais vulneráveis da população, assim como a promoção à saúde e o estimulo à cultura de paz.

Com relação às dificuldades, os grupos não foram iniciados anteriormente devido ao trâmite do processo licitatório para contratação da profissional psicológa. O processo licitatório foi iniciado em 2013 e tinha como proposta a contratação de um profissional de artes cênicas e um psicólogo. Resultou em deserto para ambos. Em 2014 foi iniciado novo processo licitatório dos profissionais, tendo sido deserto para o profissional de artes cênicas e frustrado para o profissional psicólogo. Ainda em 2014 foi iniciado novo processo licitatório, mas desta vez apenas para o profissional psicólogo, quando ocorreu a contratação.As perspectivas do Projeto é que os coordenadores dos grupos de adolescentes dessas Unidades de Saúde da Família continuem com seus grupos. Além disso, realizar a qualificação desses coordenadores sobre dinâmicas com grupos de adolescentes. E ainda, possibilitar condições didáticas de trabalho para esses coordenadores de grupos de adolescentes, conforme metodologia de cada coordenador.

Principal

Carolinystocco

carolinystocco@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Instituição

Av. Visc. de Taunay, 950 - Centro

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Carolinystocco

Conta vinculada

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo
Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais
Práticas
Praticas Exitosas no Grupo de Emagrecimento.
Minas Gerais