Olá,

Visitante

Projeto “Vida Saudável – Vida Feliz”

ObjetivoPromover a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos aos diversos serviços oferecidos pelo município, realizar atendimento, acompanhamento e orientação de forma coordenada e facilitada aos pacientes.MetodologiaO projeto foi elaborado através da metodologia participativa. Foi realizado acolhimento e orientação pela equipe no grupos de Atividades Físicas na praça, A Enfermeira responsável realizou aferição de PA e Glicemia e registrou os dados para futuras comparações. A médica conversou e orientou sobres os cuidados com a saúde e realizou a renovação de receitas e solicitação de exames. A fisioterapeuta realizou a avaliação antropométrica para acompanhamento da perda de peso e diminuição de fatores de risco, A nutricionista orientou sobre alimentação saudável e ensinou receitas aos participantes, A farmacêutica orientou sobre a disponibilidade de medicamentos e fitas de glicemia. E o educador físico promoveu uma roda de atividades com o grupo.

O projeto “Vida Saudável-Vida Feliz” foi idealizado pensando em promover uma atenção multiprofissional direcionada ao paciente Hipertenso e Diabético. Os encontros são realizados em praça pública respeitando a territorialização a cada 15 dias e contam com: – atividades físicas orientadas pelo educador físico NASF AB, – Orientação e renovação de receitas e solicitação de exames realizado pelo Médico ESF – Orientação Nutricional, diálogo e ensinamentos sobre receitas saudáveis pela Nutricionista NASF AB, – Aferição de PA, de glicemia e coleta de sangue para exames pela enfermeira ESF, – Acompanhamento, orientação e avaliação antropométrica pela Fisioterapeuta – Dispensação de fitas de Glicemia pela Farmacêutica da Farmácia de Todos. A ideia central é que se o paciente não pode ser deslocar para receber o atendimento dos vários serviços, os serviços se deslocam e vão de encontro à sociedade em um ambiente publico,promovendo um acesso facilitado, inclusivo, direcionado e completo.

Percebeu-se um maior interesse da população pelo contato com a equipe de saúde . As atividades integradas promoveram uma ambiente descontraído onde se pode realizar atividades e ao mesmo tempo monitorar as condições médicas e controle de sua patologias. Por ser uma ambiente interativo, a equipe pode traçar planos através das dificuldades encontradas e relatadas pelos pacientes. A aparente informalidade gerou uma maior adesão atingindo o objetivo de um atendimento completo e inclusivo.

Principal

Jusleide Aparecida Gonçalves Martins

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Iguatama

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba