Olá,

Visitante

Projeto “Medicação é Coisa Séria”

FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA Conscientizar sobre a importância do uso consciente das medicações, evitar situações de agravos pelo uso inadequado e de riscos pelo uso exagerado. Evitar que as medicações vençam os prazo de validade estocadas e sem o uso podendo estas serem administradas a outro usuário em necessidade.Reduzir os gastos desnecessários com medicações.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Discussão do tema em reuniões semanais, elaboração da paródia, dos panfletos e as apresentações cantadas e teatralizadas para os profissionais e para os usuários nos dias de maior fluxo na UBS. Distribuição dos panfletos as 800 famílias locais e monitoramento por parte de todos os profissionais bem como dos agentes comunitários nos domicílio, durante sua visita mensal. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: O projeto é contínuo e vem sendo recebidos os remédios que estão sem uso, tem sido realizada a dispensação através de receitas conforme o protocolo estabelecido o que tem é possível averiguar através das carteirinhas dos pacientes, bem como do registro de saída de fármacos na farmácia da UBS.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Observa-se o cuidado mais expressivo das medicações dispensadas e uma redução de medicações estocadas, bem como o uso mais adequado por parte da população.

Presente projeto surgiu a partir da observação dos agentes comunitários de saúde de que muitos usuários não estavam fazendo o uso adequado da medicação prescrita e que estavam acumulando-as em suas residências , o que consiste em riscos para a saúde deste por não estarem usando a medicação regularmente bem como pelo risco de medicações controladas em situações de crise que podem levar ao suicídio. Além disso, o acúmulo de medicações sem uso causa , além do prejuízo da saúde destes, o prejuízo de outros que podem ficar sem medicação por que estas não estão disponíveis. E mais. O desperdício ou o uso inadequado dos recursos públicos. Isso posto o grupo de agentes comunitários em conjunto com o ESF e a psicóloga do NASF fizeram uma paródia que fala sobre medicação é coisa séria e passaram a apresentar na recepção da UBS estimulando os usuários a devolverem as medicações que não estavam em uso em uma urna no posto ou que as entregassem ao ACS quando da visita mensal. Outra ação foi enviar panfletos a todas as famílias do município informando sobre o projeto. A ação foi corroborada por estratégias quanto a dispensação de fármacos em receitas de prazo mais curto e em menor quantidade o que faz com que os pacientes se reportem aos sus médicos para adquirir as medicações, se necessário.

Vivemos a cultura da automedicação. É fundamental que em saúde pública se realize educação popular e que mobilizemos o envolvimento da comunidade na responsabilidade social de promoção em saúde.

Principal

Marly Pereira da Silva E Priscila Büttembender

enfmarly@gmail.com

A prática foi aplicada em

Maratá

Rio Grande do Sul

Sul

Instituição

RUA THEODORO SCHRAMMEL

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marly Pereira da Silva e Priscila Büttembender

Conta vinculada

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Acolhimento Como Ferramenta de Escuta e Mobilização no Grupo de Mães do Tea no Município de Sumé
Paraíba
Práticas
Programa de Atendimento Fisioterapêutico Domiciliar em Pacientes Crônicos Restrito ao Leito em Locais de Difícil Acesso
Rio de Janeiro
Práticas
Agenda Jovem Aprendiz
Minas Gerais
Práticas
Hiperdia em Ação nas Comunidades: Estratégias para Melhorar a Qualidade de Vida dos Cidadãos Coqueirenses.
Práticas
Uso do Futsal Como Estratégia de Promoção da Saúde e Diminuição do Risco de Marginalização: Projeto Caminhos do Viver.
São Paulo
Práticas
Qualidade de Vida no Grupo “Mulher Ativa” na Cidade de Montalvânia – Mg
Minas Gerais
Práticas
Qualidade de Vida e Longevidade: Educação/Prevenção/Promoção em Saúde Sob os Aspectos Biopsicossociais Como Ferramenta para o Cuidado de Pacientes Hipertensos e Diabéticos.
Minas Gerais
Práticas
Projeto “Viva Leve”
Minas Gerais
Práticas
Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas
Minas Gerais
Práticas
Praticas Exitosas no Grupo de Emagrecimento.
Minas Gerais