Olá,

Visitante

Programa de Tabagismo – Diminuição do Abandono com Desenvolvimento de Parcerias Intersetoriais.

Assumimos a responsabilidade pelo Programa de tabagismo no final de agosto de 2018.Programa funcionando há 12 anos deforma centralizada, com atendimento sendo realizado na sede da SMS, tendo um atendimento médio de 80 usuários por quadrimestre, com taxas de abandono de tratamento elevadas.

Diminuição da taxa de abandono.Realizamos uma seria de ações com vistas a diminuir a taxa de abandono no programa, que seguem:- Parceria com a Odontologia – Conseguimos junto ao departamento odontológico a liberação de uma dentista especializada em periodontia para atender todos os do programa, e definimos que seriam atendidos prioritariamente aqueles que já tivessem parado de fumar a pelo menos 1 mês.. Também com profissionais realizando palestras sobre saúde bucal.- Parceria com a Fundação Municipal de Esportes – Realizada uma parceria onde os pacientes que iniciam o tratamento no Programa de Tabagismo possuem a garantia de vaga em pelo menos uma modalidade de escolha do paciente, em umas das 11 unidades da fundação.- Parceria com o setor de Nutrição – Para que os casos de pacientes identificados com necessidade de acompanhamento nutricional, tenham acesso facilitado a vaga.- Parceria com ex fumantes – que sempre na 1ª sessão estruturadas comparecem para incentivar e fortalecer os pacientes que estão iniciando o tratamento.

O tratamento para parar de fumar, depende muito do empoderamento do paciente e estas ações contribuem para uma mudança de estilo de vida, que leva a um aumento da auto-estima destes usuários e consequentemente um fortalecimento para parar de fumar e se manter abstinente. Busque dentro da realidade do seu município parcerias que possam fortalecer as ações junto a estes usuários.

Principal

Jetro Medeiros Pereira

pmctcampos@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Rua Voluntários da Pátria n 161

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Jetro M. Pereira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 jul 2022

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro
Práticas
Fluxo dos pacientes oncológicos atendidos na UNACON da região Noroeste – RJ
Rio de Janeiro