Olá,

Visitante

Proacefo: Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola- a Interface da Saúde e a Educação

O PROACEFO (Projeto Assessoria e Consultoria Fonoaudiológica na Escola: A Interface da Saúde e a Educação) foi criado com o intuito de contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, formação dos educadores e promover qualidade de vida, estabelecendo-se uma interligação entre a saúde e a escola. Através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, o PROACEFO trata da realização de ações na promoção, prevenção e atenção à saúde tanto para os estudantes quanto para os educadores, nas áreas da Fonoaudiologia e afins como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia, contando-se com o apoio dessas especialidades quando necessário.O projeto é organizado em quatro visitas mensais, uma por semana, em dias pré-estabelecidos na escola, durante o período de 6 meses em cada instituição como um projeto piloto. Inicialmente é traçado o diagnóstico institucional através da aplicação de um questionário para ser delineado o perfil da escola.O fonoaudiólogo realiza uma visita semanal para a execução das propostas pré-programadas de assessoria e consultoria:Visita 1: Oficinas de capacitações para professores, selecionando temas pertinentes para suas atuações profissionais como Educação Inclusiva, Distúrbios da Linguagem Escrita, Dislexia, TDAH, Bullying, Rendimento e Fracasso Escolar, Saúde Auditiva. Visita 2: Oficinas de saúde vocal para os professores. Visita 3: Adaptações e orientações sobre a dinâmica da sala de aula, sugestões de atividades, adaptações físicas e pedagógicas necessárias frente à presença de aluno com dificuldade específica, distúrbio ou patologia, além da realização de estudo de caso. Visita 4: Oficinas para alunos e/ou pais. Essas atividades serão de caráter educativo, através de propostas práticas como de estimulação das habilidades cognitivas, linguagem escrita e oral, audição, voz, motricidade orofacial, sensoriais, afetivas, atividades em saúde na promoção e prevenção.

encaminhamentos devido a alterações de voz, audição, hábitos deletérios, fala e fluência

A escola quando está disposta a acolher um projeto e usufruir dele, no papel da direção, coordenação e educadores, conseguem obter melhores resultados e ganhos, garantindo não apenas a formação dos alunos, mas possibilitando o estabelecimento de um ambiente saudável e motivado.O projeto pode ser desdobrado e atingir um nível global de saúde, em que não será apenas um fonoaudiólogo o responsável técnico pela escola, mas uma equipe multidisciplinar com um representante de cada especialidade. O trabalho ainda pode ser estendido e ser ofertado um Centro de Apoio à Escola.

Principal

Michele Santana dos Santos

michelefga@yahoo.com.br

A prática foi aplicada em

Madre de Deus

Bahia

Nordeste

Instituição

Av. Rodolfo de Queiroz Filho, 94

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Michele Santana dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Estratégias de imunização em município do interior da Paraíba resulta em 1º lugar no estado durante campanha de influenza 2024 : relato de experiência
Paraíba
Práticas
Os caminhos para alcançar os indicadores de desempenho do Previne Brasil pelo município de Bom Jesus (PB)
Paraíba
Práticas
ADESÃO DAS GESTANTES AO PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Paraíba
Práticas
A PRÁTICA DE PRIMEIROS SOCORROS NO CONTEXTO DE UM CURSO TÉCNICO PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
Paraíba
Práticas
Programa Bolsa Família: processo formativo para profissionais da atenção primária
Paraíba
Práticas
Humanização na prática do cateterismo vesical de demora na atenção básica.
Paraíba